quinta-feira 18 abril 2024

Prefeitura de Sumé realiza ações alusivas ao Novembro Azul

A Prefeitura de Sumé está realizando uma série de ações neste mês de novembro em alusão à Campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar os homens  sobre a importância de prevenção do câncer de próstata.

Na quarta-feira (13), foi preparado um momento especial para os homens do município com a oferta de vários atendimentos na unidade de saúde do centro da cidade.

Neste dia foram realizadas 130 consultas médicas, 65 testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite), 110 testes de glicemia e aferição de pressão, 50 exames de PSA, 21 procedimentos odontológicos, 60 agendamentos de ultrassonografia e 40 agendamentos de consultas para urologistas.

Os serviços foram oferecidos após as 17h, objetivando dar a oportunidade para que os homens que trabalham pudessem ser atendidos. Também foi oferecido transporte para a população do Distrito do Pio X.

No sábado (16), dando continuidade à programação foram oferecidas  ultrassonografias e atendimento com urologista e consultas com oftalmologista.

A secretária de Saúde de Sumé, Alessandra Regina, destacou a campanha como um momento importante para a promoção de ações concretas de saúde do homem e, ainda, para a conscientização da população masculina sobre a prevenção de doenças que acometem largamente esse público, considerado como o mais o resistente aos cuidados médicos.

O câncer de próstata é o mais frequente nos homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, na maioria dos casos, cresce de forma lenta, por isso a importância da prevenção.

Ascom/PMS

18/11/2019