quinta-feira 18 abril 2024

Prefeito Éden Duarte e técnicos da Funasa acompanham instalação de sistema de tratamento de água, Salta Z

O prefeito de Sumé, Éden Duarte e a equipe técnica da Funasa visitaram nesta quinta-feira (12), o sistema simplificado de tratamento de água, Salta Z, na agrovila Lambedor no assentamento Mandacaru. Em Sumé, o sistema capta a água bruta do Açude Lambedor e a coloca em um reservatório de 5 mil litros diários para processamento e retirada das impurezas, tornando-a potável para o consumo humano para que seja distribuída à 54 famílias.

De acordo com a fiscal de projetos de educação da Funasa, Elma Pimentel, esse sistema é da comunidade que passa a ter água própria para beber e cozinhar e, por isso, a população tem que zelar pelo seu funcionamento. Ela explicou que um operador também está sendo capacitado no próprio local para operacionalizar o sistema de controle, qualidade e análise da água da unidade para que seja distribuída com segurança para o consumo.

O prefeito Éden Duarte destacou a parceria exitosa que a Funasa tem com o município, com investimentos de quase R$ 10 milhões em várias ações, a exemplo do projeto rede de esgotamento sanitário, substituição de casas de taipa por casas de alvenaria, melhoria sanitária domiciliares (construção de banheiros), abastecimento de água, convênio para educação ambiental e correta utilização da área e agora com a implantação do projeto Salta Z. “Esse sistema foi um pleito do orçamento democrático e será importante para garantia da saúde e da cidadania dos moradores da agrovila do Lambedor”, disse.

Éden adiantou que, além dos investimentos da construção da base para implantação do sistema, a prefeitura também doará para cada beneficiário recipientes de vinte litros e anunciou a perfuração de um poço para abastecer a localidade.

A agricultora Lene Pereira disse que o sistema é importante para a saúde da comunidade que muitas vezes precisa pagar por água de carros pipa e que agora dispõe de água tratada e de qualidade todos os dias. “Só temos a agradecer à prefeitura de Sumé e à Funasa por lembrar da gente”, completou com alegria ao ver a água jorrando após a ligação do sistema Salta Z.

Ascom PMS

13/12/2019