sexta-feira 19 abril 2024

Casa da Cidadania de Sumé passa a emitir carteira de passe livre intermunicipal para pessoas portadoras de deficiência

A partir de agora, as pessoas portadoras de deficiência física, intelectual, visual ou auditiva poderão receber a carteira de passe livre intermunicipal que será emitida pela Casa da Cidadania de Sumé.

As pessoas portadoras de alguma dessas deficiências devem procurar a Casa da Cidadania para dar entrada na emissão da carteira.

A carteira de passe livre também estará disponível para as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, a partir do zero ano de idade, ela já pode ser emitida.

A parceria foi firmada com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e o Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAD) através da Secretaria de Assistência Social de Sumé e a Casa da Cidadania.

A secretária do município Tanniery Lêla e a gerente da Casa da Cidadania de Sumé, Jéssica Vieira, estiveram na última quarta-feira (22) reunidas com a presidente da Funad, Simone Almeida para fechar a parceria.

As pessoas interessadas devem procurar a Casa da Cidadania de Sumé portando os seguintes documentos:

– Primeira vez: Foto 3×4, RG, CPF, comprovante de residência, tipo sanguíneo, cartão do SUS, laudo de serviço do SUS especificando a deficiência audiometria (para pessoas com deficiência auditiva).

– Segunda vez (perda ou roubo de carteira com data válida): foto 3×4, comprovante de residência, Boletim de Ocorrência.

Documentação para pessoas com transtorno do espectro autista:

Primeira vez: Foto 3×4, RG, CPF, comprovante de residência, tipo sanguíneo, cartão do SUS, laudo de serviço do SUS especificando a deficiência audiometria (para pessoas com deficiência auditiva) e documentação da mãe ou responsável legal.

Além disso, pessoas acometidas de câncer também tem direito à carteira de passe livre, no entanto devem procurar a Casa da Cidadania de Sumé, com o identificador do município, Alessandro César, para maiores informações.

Ascom PMS

27/01/2020