sexta-feira 29 março 2024

CREAS promove panfletagem de pré-carnaval na feira livre de Sumé

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com os demais órgãos da rede de proteção socioassistencial, da Prefeitura de Sumé, promoveram panfletagem sobre “Carnaval sem violação de direitos”. A ação ocorreu nessa segunda-feira, 17, no Mercado Municipal, com a participação do Creas, Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri, Conselho Tutelar, Criança Feliz e o Departamento de Divisão da Mulher e Diversidade Humana.

De acordo com a coordenadora do Creas, Francismere Passos, o objetivo da campanha é alertar a população sumeense sobre a importância de brincar um carnaval sem violar direitos de quem quer que seja, principalmente, de crianças, adolescentes, idoso, mulheres e evitar o trabalho infantil.

O presidente do Conselho Tutelar de Sumé, Lunga, que também esteve presente no local, reforçou a importância das crianças e adolescentes terem sempre os seus direitos garantidos.  “A gente orienta para que nessas festas, as crianças e adolescentes estejam sempre acompanhadas dos seus pais ou responsáveis, e principalmente que evitem o uso de bebida alcóolica”, afirmou.

Aluska Kaline, responsável pelo Departamento da Divisão da Mulher e da Diversidade Humana, ressaltou que a ideia é orientar as pessoas para que diante de uma festa popular, ou em qualquer circunstância, a mulher precisa ser respeitada, protegida e valorizada.

Com a chegada do carnaval aumenta o número de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. “É importante lembrar que importunação sexual, ou seja, qualquer ato de caráter sexual praticado contra a mulher sem a permissão dela, é crime”, destacou Lucineide Lima, coordenadora do Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri.

17/02/2020