sexta-feira 19 abril 2024

Prefeitura de Sumé inicia corte de terra para os agricultores do município

Com a chegada do período das chuvas na região do Cariri, a Prefeitura de Sumé montou um plano de ação para beneficiar os agricultores sumeenses com o corte de terras no município. Os trabalhos iniciaram na última quinzena do mês de janeiro e em apenas duas semanas já foram atendidas as comunidades de Princesa do Juá, Pedra Rachada, Juá, Porteiras e Malhada da Pedra. Estão sendo atendidas também as comunidades do Riacho da Roça, Macambira e Santa Rosa.

Para viabilizar a ação, a Prefeitura contratou mais seis tratores, que se somarão aos três da frota da Secretaria de Agricultura, totalizando nove, que juntos produzirão uma quantidade de 80h/dia para atender a demanda em tempo hábil.

Conforme o programa de preparo de solo montado pela Secretaria de Agricultura, cada agricultor tem direito a uma hora do corte de terra. O cronograma foi feito com base na relação de nomes enviados pelas associações de cada região. O atendimento está sendo realizado por ordem de chegada das listas enviadas por cada presidente de associação rural.

Confira o cronograma:

Nesse primeiro momento serão atendidas as regiões de: Caiçara, Pau D’arco, Balanço e Olho D’água Branco, Santo Agostinho, Associação dos Produtores Orgânicos, Cinco Vacas, Assentamento Cupira, Caititu, Catonho, Mulungu, Passagem Rasa, Assentamento Mandacaru, Conceição, Cachoeirinha. Será concluída a região do Riacho da Roça, em seguida é a vez de Terra Vermelha, Maracajá, passando por Lajinha, Várzea da Roça, Perímetro Irrigado, Pedra Comprida, Jurema, Agreste e Associação de Carnaúba.

As regiões contempladas em um segundo momento são: Bacia do Açude, Riachão, Pitombeira, Sítio Oiti, Associação da Feira Agroecológica e Assentamento Saco.

A orientação do prefeito Éden é que quando o trator estiver realizando o trabalho em determinada região, todos os agricultores daquela área sejam atendidos.

O planejamento da Secretaria de Agricultura é de atender a demanda do corte de terras em no máximo 30 dias.

Sumé é o terceiro município da Paraíba em extensão territorial rural, em vista disso, a gestão do prefeito Éden Duarte, com organização e planejamento, tem dado todo apoio ao homem do campo para que eles aproveitem o início das chuvas e tenham uma boa colheita.

Ascom PMS

04/02/2020