Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé inicia triagem para nova etapa de implantes dentários

A Prefeitura de Sumé retomou o programa de implantes dentários na última quinta- feira (30/01) aconteceram as triagens para os usuários do SUS que fazem parte dos municípios da 5ª região de Saúde.

Em um primeiro momento os interessados que precisam do serviço devem passar pelo dentista da unidade de saúde que dará o encaminhamento necessário para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde serão realizados os implantes.

Ao chegar no CEO, a equipe realiza a triagem e solicita exames de imagens ou panorâmica e exames de sangue para avaliação do paciente.

De acordo com a especialista em implantes, a odontóloga Lily Medeiros, Sumé e a região estão de parabéns em realizar um programa tão importante. “Ofertar implantes de forma gratuita é uma grande oportunidade para as pessoas que mais precisam, temos todas as condições e uma equipe pronta para atender os usuários”, afirmou.

Lily Medeiros informou ainda que os pacientes que realizam implantes recebem todas as medicações necessárias. “Os nossos usuários devem ficar em repouso de dois a três dias, é importante ainda a higienização e cuidados com o dente implantando”, informou.

Dona Iolanda Farias, que passou pela triagem, disse que estava esperando ansiosamente pela volta dos implantes. “Uma vontade muito grande minha, mas não podia, não tinha condições e agora estou tento a oportunidade de fazer pela Prefeitura, isso é muito bom acontecer aqui em Sumé, muitas pessoas precisam e não têm condições de fazer”, declarou.

O serviço é gratuito para a população, sendo custeado por cada município. Normalmente o preço de um implante dentário com um profissional particular pode variar entre R$ 4 mil e R$ 6 mil. Sumé foi o primeiro município no Nordeste brasileiro a oferecer o serviço gratuitamente.

O programa contempla os municípios que compõem a 5ª  Região de Saúde do Cariri Ocidental, que são: Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.

Os usuários do SUS das demais cidades da região do Cariri contempladas pelo programa precisam também passar pelo dentista da unidade de saúde que fará a avaliação, em seguida devem procurar a Secretaria de Saúde do município de origem que dará o encaminhamento para o CEO de Sumé.

Ascom PMS

03/02/2020