quinta-feira 25 abril 2024

Com parcerias, abrigo de idosos de Sumé recebe reforma e sala de fisioterapia

O prefeito Éden Duarte e o secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, nessa quinta-feira (05), fizeram a entrega da obra de reforma do Abrigo de Idosos Rosália Paulino, em Sumé. Fruto de um convênio celebrado entre as instituições, na ordem de RS 110 mil, por meio do Projeto Acolher.

A reforma contribuiu para a reestruturação da parte física do abrigo (instalação de nova rede elétrica, hidrossanitária, pintura) e aquisição de equipamentos para a sala de fisioterapia da Associação de Amparo à Velhice.

A solenidade teve a presença do prefeito Éden Duarte, do secretário de Estado Tibério Limeira, vice-prefeito Dró, da vereadora Brígida Xavier, dos vereadores, Nilson Brito, Fábio Paulino e Antônio Carlos Sarmento, da presidente da Associação de Amparo à Velhice de Sumé, Jacquelline Oliveira, dos secretários municipais: Tanniery Lêla (Assistência Social), Isca Viana (Obras e Agricultura), Bonílson Timóteo (Administração) e Alessandra Regina (Saúde), da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Severina Bezerra e do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Antônio Neto.

Em sete anos, a Prefeitura de Sumé conseguiu celebrar dez convênios com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e a Associação de Amparo à Velhice de Sumé, totalizando um investimento de R$ 667 mil, que tem contribuído para a melhoria do prédio em toda a sua parte física, compra de móveis e equipamentos e custeio (manutenção) da instituição que atende atualmente 24 idosos.

“Esse momento é muito importante para quem está aqui e vivencia essa história de 32 anos do abrigo. A sala de fisioterapia era um sonho dos primeiros diretores do abrigo, senhor Leonardo e Dona Zita. A chegada do Projeto Acolher nessa instituição tem sido muito importante, assim como a parceria que mantemos com a Prefeitura de Sumé, que possibilita a compra de medicamentos, permanência dos funcionários, a assistência prestada pela Assistência Social, Cras e Creas tem sido fundamental para o funcionamento do abrigo”, declarou a presidente da Associação de Amparo à Velhice, Jacquelline Oliveira.

“Sumé está de parabéns por ter uma entidade como essa que há muito anos acolhe as pessoas idosas da cidade e está de parabéns por ter um gestor como o prefeito Éden Duarte que entende e tem sensibilidade com a política socioassistencial”, disse o secretário Tibério Limeira.

O prefeito Éden Duarte parabenizou o secretário Tibério Limeira, por fazer parte do governo estadual, enfatizando que é um governo que ajuda o município de Sumé e que vem ao longo dos anos fazendo investimentos no município.

Éden falou das dificuldades que a Assistência Social tem enfrentado com o constante corte de recursos por parte do Governo Federal e do desafio que sua gestão enfrenta para manter os programas e desenvolver as políticas públicas para a população.

“Junto com o Governo do Estado, estamos na contramão desse desmonte que está acontecendo no país, com organização e sensibilidade, vamos continuar trabalhando para trazer projetos que beneficiem a população que mais precisa. Conseguir um investimento como estamos entregando hoje no abrigo foi com muita luta e muito esforço, e assim vamos continuar, olhando para quem precisa”, afirmou o prefeito Éden.

Ascom PMS

06/03/2020