sexta-feira 19 abril 2024

Sumé sedia oficina do Projeto “Paraíba Rural Sustentável” e é confirmado como sede do Cooperar no Cariri

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Projeto Cooperar, realizou na terça-feira (11), na Câmara de Vereadores de Sumé, uma oficina do Projeto “PB Rural Sustentável” com o objetivo de fortalecer os conselhos municipais de desenvolvimento rural dos municípios de Sumé e Amparo.

O Paraíba Rural Sustentável irá contemplar os municípios paraibanos da zona rural ou que vivem em pequenos aglomerados urbanos com até 2,5 mil habitantes.

Ao todo, serão investidos R$ 320 milhões, sendo R$ 200 milhões do Banco Mundial e R$ 120 milhões com contrapartida do Governo do Estado e das comunidades, beneficiando mais de 165 mil pessoas.

Os investimentos deverão ser feitos em implantação de abastecimento de água completo, com perfuração de poços, tratamento e distribuição até a casa do beneficiário; abastecimento de água simplificado (poços dessalinizadores, chafarizes e cisternas); e tecnologias e práticas agropecuárias, melhorando a convivência dos beneficiários com as vulnerabilidades agroclimáticas. Outra vertente dos investimentos será o apoio às Alianças Produtivas através de Associações e Cooperativas de produção, na gestão e acesso a mercados.

Estiveram participando do evento o prefeito Éden Duarte, os vereadores, Daniel Lêla, José Antônio, Flávio Paulino, Antônio Carlos, o secretário de administração Bonilson Timóteo, o coordenador regional do Cooperar no Cariri, Francisco de Assis Delgado, representantes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER e presidentes de associações rurais.

Na oportunidade o coordenador regional do Cooperar no Cariri, Francisco de Assis Delgado, confirmou que Sumé será a sede do projeto e que irá atender 32 municípios”. Acreditamos que no começo do próximo mês a gerência já estará funcionando em Sumé, estamos apenas aguardando a chegada dos móveis, através de uma importante parceria com a Prefeitura de Sumé, estaremos atendendo a região” destacou.

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, destacou mais uma conquista para Sumé através da parceria com o Governo do Estado. “O Cooperar irá contribuir para o desenvolvimento da região, gerando emprego e oportunidades para as associações que poderão receber importantes investimentos”, disse o prefeito.

Os interessados em participar do “Paraíba Rural Sustentável” devem estar lotados em uma entidade legalmente constituída há pelo menos dois anos; a entidade deverá estar adimplente com o Cooperar e outros órgãos; o beneficiário deve pertencer formalmente ao quadro de sócios da entidade e também pertencerem a comunidades rurais ou aglomerados urbanos com até 2,5 mil habitantes.

Terão prioridade de acesso ao Projeto “Paraíba Rural Sustentável” comunidades indígenas, quilombolas e comunidades atingidas por barragens; comunidades com maior número de famílias chefiadas por mulheres; comunidades com dificuldades de acesso à água; comunidades que tenham deficiência de água em quantidade e/ou qualidade.

Ascom/PMS

11/03/2020