Search
sábado 26 setembro 2020
  • :
  • :

CRIAMC de Sumé completa 1 ano de funcionamento

 

O Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri – Maria Eliane Pereira dos Anjos está completando um ano de funcionamento. O CRIAMC é uma parceria firmada entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco) e está implantado no município de Sumé.

O Centro recebeu o nome de Maria Eliane Pereira dos Anjos, em homenagem à jovem sumeense “Eliane”, assassinada no município no dia 14 de agosto de 2014; é um serviço  voltado às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual e tem como objetivo proporcionar medidas de superação da situação de violência, contribuir para o fortalecimento da mulher e resgate à cidadania.

Por meio do Centro de Referência, as Mulheres vítimas de violência doméstica e/ou sexual dispõem de atendimentos e consultas psicológicas, sociais e jurídicas, e recebem orientações e apoio para enfrentar a violência sofrida, bem como receber medidas protetivas, caso demonstrem interesse.

De acordo com a coordenadora do Centro, Lucineide Pereira, no decorrer de um ano, a equipe do CRIAMC atendeu diversos casos de violência doméstica da região do Cariri, caracterizados em violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, com um total de 50 prontuários registrados no serviço; realizou visitas a 13 municípios da região do Cariri; quatro reuniões da rede intermunicipal de atendimento; 32 palestras educativas com um público de 1.467 participantes e ainda realizou algumas capacitações.

“O CRIAMC mostra-se como um importante instrumento de apoio, acolhimento e fortalecimento da mulher diante de histórias de violências vivenciadas. Sabemos que as instituições estão se fortalecendo para combater essa violência, mas para isso precisamos não fechar os olhos. Se a denúncia ocorre, o Centro tem como dar apoio a essas mulheres”, disse Lucineide.

O dia 04 de maio também é estabelecido pelo município de Sumé como o dia de Conscientização Municipal de Combate à Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher, criado pela Lei Municipal n° 1.320/2019, através de um projeto de Lei de autoria da vereadora Brígida Xavier e sancionado pelo prefeito Éden.

Este dia tem como objetivo principal a promoção de atividades relacionadas ao combate à violência contra a mulher e de interesse familiar que contribuam para coibir e conscientizar a sociedade para o tema.

Importante lembrar que, no último mês de março, a Prefeitura de Sumé recebeu do Governo do Estado da Paraíba, o Selo “Prefeitura Amiga da Mulher” por suas ações de enfrentamento e combate à violência de gênero e capacitações visando o empoderamento das mulheres no município.

O Centro de Referência de Atendimento às Mulheres do Cariri atende pelo número (83) 99400-7022.

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciadas pelos números:

– 190: Disque Denúncia;

– 197: Violência Contra a Mulher;

– 180: Disque Denúncia Nacional;

– 123: Disque Denúncia Estadual.

 

Ascom PMS

04/05/2020