quarta-feira 24 abril 2024

Prefeitura de Sumé apoia e incentiva a prática de criação de tilápias em tanques-redes

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Agricultura, tem apoiado os agricultores familiares do município com destaque para os produtores de Tilápias do Assentamento Tigre. O Projeto funciona na comunidade em paralelo ao Programa Água Doce.

A gestão municipal perfurou e instalou um poço na área que tem servido para a criação dos peixes. Três tanques também foram construídos no local para escoar a produção.

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, esteve reunido com famílias e representantes da Associação Comunitária para discutir a viabilidade de reativação do projeto por acreditar que se tratava de uma excelente oportunidade de geração de renda para as famílias da região. Com apenas cinco meses de execução, os resultados obtidos na comunidade com a venda dos peixes produzidos em tanques-rede já começam a aparecer.

“O prefeito estava correto em sua visão, pois durante a Semana Santa, por exemplo, só no primeiro tanque, houve uma produção satisfatória de 400 Kg de peixe. Isso significa que com menos de 50% da produção até agora, a receita já compensou todo o investimento inicial do projeto”, informou o secretário de Agricultura, Isca Viana.

Ainda de acordo com o secretário, um segundo tanque será despescado em breve e a estimativa é de que terá uma produção de aproximadamente 600 Kg de peixe, e toda a renda será revertida para as quatro famílias responsáveis pela execução do projeto.

“Com essa primeira experiência exitosa no Assentamento Tigre, não tenho dúvidas de que outras famílias da zona rural do município de Sumé se interessarão pelo projeto, que além de uma manutenção simples, é desenvolvido com base em recomendação técnica”, disse Isca.

Ascom PMS

11/05/2020