sexta-feira 19 abril 2024

Prefeitura de Sumé e CDSA firmam parceria para produção de álcool glicerinado 70%

A Prefeitura de Sumé vem desenvolvendo uma série de ações para enfrentamento à Covid-19 no município. Entre essas ações estão parcerias firmadas com outras instituições para potencializar os trabalhos de emergência sanitária apresentada devido ao coronavírus.

Nesta quarta-feira (06/05), representantes do CDSA, Prefeitura de Sumé e da Associação de Bairro Unidos Venceremos se reuniram para discutir mais um projeto a ser desenvolvimento no município.

Após a parceria firmada entre a Prefeitura de Sumé e o CDSA para a produção de máscaras de proteção facial para os profissionais da saúde do município e de outros setores, que já contabiliza a doação de 172 máscaras, um novo projeto foi discutido esta semana entre os representantes das instituições para ser posto em prática.

Desta vez, o CDSA e Prefeitura de Sumé projetam a produção de 1.000 (mil) litros de álcool glicerinado a 70%, adequado para a desinfecção das mãos, de ambientes e de objetos de uso pessoal.

Na oportunidade, foi solicitado pela universidade à Prefeitura a doação de insumos necessários para a produção do produto, como 50 litros de Peróxido de Hidrogênio a 3%; 15 litros de Glicerol 98%; 4.000 mil recipientes Borrifadores/Spray (sendo 500 recipientes de 1 litro; 1.000 recipientes de 250ml e 2.500 recipientes de 100ml).

De acordo com o secretário de administração, Bonilson Timóteo, o prefeito Éden Duarte autorizou que a parceria fosse firmada e o município doará os insumos para que a produção possa acontecer e beneficiar a população.

Desta produção, 500 litros serão destinados a atender a população de bairros de maior vulnerabilidade social e comunidades rurais do município de Sumé, por meio de Associações Comunitárias já existentes.

O projeto visa ainda, contribuir diretamente com a Secretaria de Saúde de Sumé e seus profissionais com a doação de 250 litros do álcool glicerinado 70%.

Por fim, a produção do álcool servirá também ao atendimento da demanda institucional do CDSA (250 litros), que está no momento com aproximadamente 100 servidores em atividade presencial no Campus.

De acordo com a professora do CDSA, Ilza Maria, de imediato, o campus já tem disponível em laboratório 200 litros de álcool 70%, insumo conseguido por meio de doação de empresa sucroalcooleira da Paraíba. Desse montante, poderão ser disponibilizados gratuitamente, num curto prazo, 80 litros de álcool glicerinado 70% para a Secretaria de Saúde de Sumé, 20 litros para o CDSA e 100 litros para a população sumeense de baixa renda através da Associação de Bairro Unidos Venceremos.

Ascom/PMS

07/05/2020