sexta-feira 26 abril 2024

Sala de testes rápidos do covid-19 já está em funcionamento em Sumé

O município de Sumé recebeu da 5ª Gerência de Saúde do Estado, testes rápidos para o coronavírus. A Prefeitura de Sumé preparou uma sala específica para a realização dos exames, que fica na Rua Francisco de Melo, ao lado da Farmácia Municipal, funcionando das 13h às 17h.

Na sala de testes rápidos do covid-19 estão trabalhando dois profissionais, um enfermeiro, responsável pelas coletas, e um auxiliar de serviços gerais.

O Cariri paraibano tem três pontos estratégicos de coletas: Sumé, Monteiro e Serra Branca, sendo que Sumé atende ainda os municípios de Amparo e Congo.

Sumé recebeu dois tipos de testes rápidos, um específico para testar nos profissionais de saúde, da segurança pública e contatos domiciliares, a partir do décimo dia de sintomas. O outro teste é para a população em geral, a partir do oitavo dia de sintomas. Os resultados dos testes rápido saem em 15 minutos.

O município recebeu ainda o teste conhecido como swab, ele é realizado em pacientes hospitalizados graves. A realização deste teste é preferencialmente entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas.

Para realizar o teste rápido a pessoa deve apresentar os sintomas clássicos, como dor de garganta, tosse, febre e dispneia, que é o desconforto respiratório. Para a realização dos testes, os profissionais de saúde e da segurança pública devem apresentar os sintomas há 10 dias, já à população em geral, os sintomas devem ter persistido há oito dias.

Pacientes com os sintomas clássicos devem procurar a unidade de saúde de sua área para ser avaliado pelo médico e, dependendo da avaliação, será notificado e encaminhado para realização do teste rápido.

O município de Sumé dispõe atualmente de 50 testes rápidos, recebidos da 5ª Gerencia de Saúde. A Prefeitura também comprou mais testes e está aguardando a entrega.

Ascom/PMS

02/05/2020