sexta-feira 19 abril 2024

Serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador Municipal de Sumé completa 1 ano de funcionamento

O Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalhador Municipal (SESST/M) está completando um ano de funcionamento, zelando pela saúde e segurança dos servidores municipais da Prefeitura de Sumé.

O SESST é um conjunto de políticas, normas, procedimentos, atividades e práticas preventivas que devem ser adotadas com o objetivo de melhorar o ambiente laboral e prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

São desenvolvidas pela equipe de Sumé ações de treinamento e capacitação para os trabalhadores, como orientação quanto à conservação, higienização e o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), avaliação de insalubridade e/ou periculosidade, avaliação clínica de acidentes, doenças ou agravos à saúde decorrentes de atividades laborais, realização de exames, admissional e demissional, aplicação de vacinas, inspeções para avaliação de danos, agravos ou acidentes de trabalho, entre outras atividades.

A aplicação deste serviço é mais um avanço importante em benefício dos servidores municipais que a gestão do prefeito Éden Duarte implantou no município visando garantir a segurança e a saúde dos servidores. “A saúde e o bem estar do trabalhador não tem preço, foi com essa preocupação que implantamos o serviço para os nossos servidores que devem atuar num ambiente seguro e saudável”, disse o prefeito Éden.

De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho, Rafael da Silva, nesse período de pandemia da Covid-19, o serviço tem realizado constantemente inspeção técnica para verificar o uso correto dos EPIs, bem como esclarecendo dúvidas quanto ao risco de doenças relacionadas ao trabalho. O serviço visita in loco as obras da prefeitura, as unidades básicas de saúde, o Hospital Alice de Almeida, Samu, Centro de Fisioterapia e o Cemitério Municipal.

Rafael ainda acrescentou que esse trabalho de orientação/acompanhamento/monitoramento tem sido muito importante pelo fato dos trabalhadores se sentirem mais confiantes ao perceber a presença da Prefeitura, principalmente nesse momento de Covid-19.

“Vejo como algo positivo essa ação, pois de acordo com os retornos que tenho tido, a presença do serviço de Segurança do Trabalhador nos locais faz com que os servidores se sintam mais confiantes, em casos de imprevistos, eles já sabem onde recorrer”, afirmou o técnico Rafael.

O serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador funciona de segunda a sexta feira, das 7h às 13h, no prédio da Farmácia Básica, no 1° andar, e conta com uma equipe composta por: médico do trabalho, técnico de segurança do trabalho e auxiliar de apoio.

Ascom PMS

25/05/2020