terça-feira 23 abril 2024

Unidades de Saúde de Sumé recebem melhorias e município ganha mais uma ubs

A Prefeitura de Sumé está fazendo melhorias na estrutura física das unidades de saúde do município, que estão recebendo pintura, conserto hidráulico, elétrico e outros reparos.

A intenção do prefeito Éden é melhorar a estrutura de atendimento à população e dar condições de trabalho aos profissionais. “Apesar dos prédios terem sido ampliados e reformados nos anos anteriores é necessário deixá-los sempre em boas condições, é necessário que os espaços estejam sempre arejados e limpos, isso promove mais dignidade no atendimento”, disse o prefeito.

A unidade do Carro Quebrado e do Frei Damião também receberam um prédio anexo para o descarte do lixo, podendo ser separado o lixo comum do contaminado.

Além da boa estrutura física que possui as unidades de saúde do município, a gestão municipal também investe na tecnologia e no aparelhamento dos postos. Os servidores trabalham com plataformas tecnológicas, com ponto e prontuário eletrônico, uso de tablets pelos agentes comunitários de saúde e de endemias e outros equipamentos que auxiliam no atendimento à população, como aparelhos de raio-x, balança antropométrica, negatoscópio, entre outros.

Com os dois concursos públicos realizados pelo prefeito Éden, e outros processos seletivos, a gestão municipal pode investir também no setor de recursos humanos, nomeando servidores para a área, de forma que a população fique assistida em todos os serviços ofertados pelas unidades.

Com relação ao atendimento médico, em que as unidades do Centro e do Alto Alegre estavam sem o profissional, a Secretaria de Saúde conseguiu recentemente a contratação de médicos para essas áreas, através do Programa Médicos Pelo Brasil. Para a unidade da Várzea Redonda, mais um processo seletivo será feito para a contratação de um profissional, não houve preenchimento da vaga no PSS realizado anteriormente. Enquanto isso, a Secretaria desloca um médico pelo menos dois dias na semana para atendimento nessa área.

Unidade de Saúde da Carnaúba – A unidade de saúde do sítio Carnaúba já está pronta para ser inaugurada. Devido à pandemia causado pelo novo coronavírus, o prefeito Éden teve que adiar a entrega do prédio, que estava prevista para acontecer no aniversário da cidade, 1° de abril.

A construção da unidade da Carnaúba está orçada no valor de R$ 227.602,00, recursos da união e contrapartida da Prefeitura Municipal.

A unidade também já está com todo o seu equipamento adquirido, proveniente de recursos de emenda parlamentar do senador Raimundo Lira, no valor de R$ 376.560,00. Com este valor, além de equipar a Carnaúba, também foi possível comprar equipamentos para as demais unidades de saúde do município.

Ascom PMS

05/05/2020