sexta-feira 19 abril 2024

Bairro do Alto Alegre de Sumé recebe sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

PAA Alto Alegre

A sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que funcionava num anexo do Mercado Público Municipal mudou-se, desde o último dia 11, para a Rua Antônio Leite, no bairro do Alto Alegre, ao lado da sede do Programa Bolsa Família, de forma que fique mais perto dos beneficiários da localidade.

O PAA funciona no município de Sumé com mais dois outros pontos de distribuição, além do Alto Alegre, também há o PAA da Várzea Redonda e o PAA do Conjunto Habitacional, este sendo temporário.

Em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, só está sendo distribuído no momento o leite. O PAA está entregando uma vez por semana em cada ponto, no horário das 14h às 17h, sendo na Várzea Redonda nas segundas-feiras, Alto Alegre e Conjunto nas quintas-feiras.

Em Sumé, o produto é distribuído por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Programa Pró-Alimento do Governo do Estado da Paraíba, e são entregues aproximadamente 2.000 litros diários de leite. Ele também beneficia outras instituições do município, como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Creche Rita Cipriano, o Abrigo dos Idosos Rosália Paulino, as Escolas Presidente Vargas, Agrotécnica e Maria Leite.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficia

PAA Várzea

ia 253 famílias e tem como finalidade garantir e promover o direito humano a uma alimentação adequada à população que esteja em situação de insegurança alimentar. A distribuição de alimentos pelo PAA conta com o CRAS que fornece uma análise socioeconômica das famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Dentre as ações desenvolvidas pelo programa no município de Sumé, desde a sua implantação, estão também: distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar, que já beneficiou aproximadamente 1.200 famílias; no ano de 2017 foram distribuídos 1.103 kg de queijo de coalho e 887 kg de queijo de manteiga; no ano de 2018 foram 11.017 kg de frango.

De janeiro até junho de 2020, em parceria com o Governo do Estado, foram distribuídos 1.200 kg de peixe, 1.100 kg de macaxeira e 460 kg de polpas de frutas.

Ascom PMS

01/07/2020