Search
sábado 8 agosto 2020
  • :
  • :

Prefeito Éden Duarte entrega obra de reforma e ampliação da sede da Filarmônica Municipal

Nessa quinta-feira (02), o prefeito de Sumé, Éden Duarte, deu sequência à série de entregas de obras que vem realizando no município no decorrer desta semana. Depois de entregar pavimentações e a Praça do Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino, foi a vez de entregar a conclusão das obras de reforma e ampliação da sede da Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima.

O novo espaço da Filarmônica é agora um prédio amplo, acessível, climatizado, contando com sala de ensaio com revestimento acústico, que contribui de forma técnica para a qualidade das atividades, novas salas de aula também foram construídas.

O maestro, Diego Bruno, destacou o empenho do prefeito Éden com a Filarmônica Municipal. “Hoje é um dia especial, estou emocionado, e fiquei mais ainda no dia em que o prefeito fez o anúncio que iria fazer esta obra, pois sei que quando Éden diz que vai fazer, ele cumpre sua promessa”, disse Diego.

O secretário de Educação de Sumé, Odilon Araújo afirmou que também é um compromisso da gestão investir na cultura do município. “Sempre tivemos um olhar diferenciado para a nossa Filarmônica, ela faz parte da história de Sumé e cabe a nós preservar esse patrimônio”, ressaltou.

O médico Francisco Braz, que esteve presente ao evento e é apoiador da banda, disse que o trabalho de Éden é exemplar. “O prefeito está de parabéns, não apenas pelos investimentos na cultura, mas pelos cuidados com toda Sumé”, declarou.

O prefeito Éden também destacou o compromisso de sua gestão com a Filarmônica Maestro Antônio Josué de Lima. “Ao longo dos anos demos total apoio para melhorar as condições para os músicos, mantemos em dia a bolsa de estudos, reformamos instrumentos, entregamos uniformes, possibilitamos mudar a vida de dezenas de pessoas que fazem parte dessa banda”, disse.

O prefeito confirmou ainda que em breve estará investindo R$ 100 mil em instrumentos, fruto de uma emenda conseguida com o ex-deputado federal, Luiz Couto.

Também compareceram à cerimônia os vereadores José Antônio Fernandes e Daniel Lêla e o conselheiro do Orçamento Democrático Municipal, Ulices Pereira da Silva. Para evitar aglomeração de pessoas só puderam comparecer três músicos da banda, já que ela composta por 40 músicos.

O sumeense e ex-deputado, Evaldo Gonçalves de Queiroz, encaminhou mensagem para a Filarmônica que foi lida para os presentes e afixada num quadro no prédio. Na mensagem, ele cita a importância que foi o maestro Antônio Josué de Lima para a banda das lembranças que carrega deste tempo.

“Eu mesmo sem exagerar, posso afirmar que sem a Banda de Música de Antônio Josué não teria tido nenhuma boa lembrança da minha infância em Sumé. Tem ela, para mim, o mesmo valor e a mesma emoção das cheias do Rio Chico de Melo, da serra que esconde a cidade dos maus olhos, dos cajueiros de Antônio Pereira, dos bilhares de Miguel Guilherme e de seu Baé, da Igreja Matriz de Nossa senhora da Conceição, da Igreja Velha, do Cruzeiro, e todo o mais que povoou os meus primeiros anos naquela cidade – e que fizeram as minhas eternas boas lembranças, que me acompanham até hoje”, Evaldo Gonçalves.

Ascom PMS

03/07/2020