Search
quinta-feira 29 outubro 2020
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé trabalha em busca de recursos para revitalização do Cine Teatro

O prefeito Éden Duarte vem trabalhando em conjunto com diversos parceiros e atores locais pela busca da reativação do Cine Teatro Municipal. Para isso, o prefeito conta também com o auxílio do produtor cultural, Paulo Braz — um filho de Sumé, que mora no Recife desde os 11 anos de idade, é amante da cultura e um entusiasta pela volta do Cine Teatro do município.

Ao perceber que a atual gestão tem dado total apoio a cultura local, com a realização de eventos nesse sentido, Paulo Braz disse que procurou o prefeito Éden, que por sua vez sinalizou total interesse em restaurar o Cine Teatro. “Inclusive ele veio pessoalmente conversar comigo aqui no Recife. A partir desse encontro houve a motivação para o início do trabalho no projeto”, afirmou o produtor cultural.

Para Éden, a reativação do Cine Teatro é de fundamental importância para a cultura local, além de se tratar de um grande patrimônio histórico do município.

O prefeito afirmou que apesar dos desafios enfrentados, está vencendo todas as etapas. Ele disse também que já se renuiu algumas vezes no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) para tratar sobre o assunto.

“Estamos trabalhando em conjunto com a secretaria de Educação, a cineasta Ana Célia, João Paulo Miranda e a sociedade sumeense. Contratamos uma equipe de arquitetos e profissionais do ramo para viabilizar, aprovar o projeto e conseguir recursos para que possamos fazer a revitalização dessa obra tão sonhada pelo nosso povo”, declarou o prefeito.

A equipe responsável pela elaboração do projeto é composta por dois engenheiros e um consultor técnico especialista em restauração em bens culturais. Eles estiveram em Sumé semana passada para fazer um levantamento técnico das condições do prédio, e posteriormente, elaborar um projeto para aprovação junto à Lei Rouanet.

“Estamos aproveitando o projeto de conclusão de curso do arquiteto sumeense Juan Diniz, que servirá de base para restaurar a edificação. A partir disso, eu vou me empenhar com o amor que tenho pela cidade e com a minha capacidade para tornar esse sonho realidade”, afirmou Paulo Braz.

 

 

 

Ascom PMS

21/07/2020