Search
domingo 18 abril 2021
  • :
  • :

Nota Informativa: Secretaria de Saúde de Sumé

Nota Informativa:

A Secretaria Municipal de Saúde de Sumé considerando o aumento no número de casos de coronavírus, consequentemente aumento no número de atendimentos nas unidades básicas de saúde e o fato de alguns profissionais da atenção básica, a exemplo de médicos e enfermeiras, estarem testando positivo para Covid-19, a Secretaria informa sobre os procedimentos que são adotados para a realização de notificações para pacientes que apresentem sintomas da doença. São elas:

  • Continuam nas unidades básicas de saúde as notificações de teste SWAB para pacientes que apresentarem sintomas, do terceiro ao sétimo dia, previamente agendado com a enfermeira responsável pela coleta do material;
  • As pessoas ou comunicantes que apresentarem sintomas, a partir do oitavo dia, são notificados e agendados para os testes rápidos, adquiridos pelo município;
  • Em resumo: todas as pessoas que apresentarem sintomas do terceiro ao sétimo dia farão o teste SWAB, e a partir do oitavo dia serão submetidas ao teste rápido.

Na ausência do profissional médico, algumas enfermeiras estão habilitadas para a realização da notificação, e na ausência destas, alguns odontólogos. O Hospital de Sumé também realiza as notificações em casos da ausência de profissionais nas unidades básicas.

A Secretaria de Saúde de Sumé enfatiza que segue os protocolos orientados pela Secretaria de Saúde do Estado e informa também que está buscando constantemente melhorar as ações para ofertar um melhor serviço à população no combate ao coronavírus. Ao mesmo tempo pede a colaboração de todos os sumeenses para juntos vencerem esta batalha.

Ascom PMS

09/12/2020