Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé realiza obra de recuperação de açude na zona rural

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Agricultura, está fazendo limpeza e recuperação do sangrador do Açude, que fica localizado no Sítio, Passagem Rasa. Com isso, o reservatório, que tem capacidade de 300 milhões de litros de água, beneficiará cerca de 16 famílias residentes na própria comunidade.

Durante o seu mandato, o governo do prefeito Éden Duarte firmou parceria com o Procase, Empaer – PB, Funasa, Associações e com os próprios moradores de cada localidade, com o objetivo de proporcionar melhorias na qualidade de vida da população e o desenvolvimento local.

Todo esse esforço conjunto resultou na execução de importantes ações, com destaque para: limpeza, recuperação e ampliação de açudes e barreiros, implantação de adutoras nas comunidades de: Carnaúba, Conceição/Cachoeirinha, parte do sítio Porteiras, Jurema, Assentamento Mandacaru, Cinco Vacas/Cabeça Branca/Olho D’água Branco/Balanço, Pau D’Arco/Caiçara, Santo Augustinho/Sacada/Sítio e da Bananeira/Jaguaribe, além da implantação de sistemas de dessalinização dos sítios, Princesa do Juá, Pitombeira, Formigueiro, Maracajá e a reativação do sistema no Sítio Tigre.

O governo Éden ainda adquiriu trator e patrulha agrícola mecanizados, criou o Programa Porteiras Abertas, com a instalação de mata-burros e novo espaço da Feira Agroecológica, fortaleceu a agricultura familiar, e construiu passagens molhadas nos sítios Cinco Vacas, Carnaúba e Chorão – essas duas últimas, em andamento.

Além disso, a atual gestão implantou a sede do Cooperar Cariri, e manteve os investimentos em: corte de terra, debulhagem de milho, patrolamento e recuperação de estradas, abastecimento de água nas comunidades rurais, por meio de carros-pipas, construção de melhorias sanitárias em algumas comunidades rurais, continuou com a perfuração, instalação e conserto de poços, deu suporte forrageiro, (silagem), para garantir alimento aos animais no período de estiagem, entre outras ações.

Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras, mas ciente dos desafios que passam o homem e a mulher do campo, o prefeito Éden Duarte sempre teve como uma de suas principais preocupações e metas de governo, promover a melhoria da qualidade de vida das famílias que residem na zona rural.

Ascom/PMS

30/12/2020