quinta-feira 25 abril 2024

Alunos da rede municipal de ensino de Sumé são classificados no Projeto Solo do CDSA/UFCG

Saiu o resultado final do V Concurso de Fotografia “Meu jeito de ver o solo” e II Concurso de Cordel “Solo diVerso & Prosa”, organizados pelos integrantes do Projeto Solo na Escola, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. O objetivo, além de dar visibilidade às ações organizadas em comemoração ao Dia Mundial do Solo, é incentivar a arte da fotografia e do cordel, oportunizando o reconhecimento de talentos na produção textual e de imagens.

Foram avaliadas 20 fotografias e 10 cordéis, a partir da votação dos membros de todas as edições do Projeto Solo na Escola/UFCG e convidados. Foram selecionadas quatro fotografias e três poemas mais representativos da temática estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) “Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo”.

A apresentação dos vencedores será realizada no Webinário Feira do Solo, que será realizado no dia 5 de dezembro, às 13h. “Esperamos que o público possa sentir por meio do olhar de cada participante, estudantes do Ensino Fundamental II das Escolas Gonçala Rodrigues, Presidente Vargas e Pai Eterno de Sumé, a força e o compromisso com a Educação em Solos. Que todos se sintam tocados e convidados a fazer parte dessa prática que busca sensibilizar as pessoas para o cuidado com o solo, nosso maior patrimônio”, disse a professora Adriana Meira Vital, coordenadora do Projeto Solo na Escola/UFCG.

A coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino, Aparecida Gomes, elogiou a iniciativa dos professores Adriana Meira (CDSA/UFCG) e Alisson Clauber (Escola Presidente Vargas), que mesmo durante a pandemia e os desafios do ensino remoto, conseguiram oportunizar para os estudantes o desenvolvimento de outras habilidades.

Resultados:

V Concurso de fotografia “Meu jeito de ver o solo”
1º Lugar: Roberto Coelho Pereira
2º Lugar: Miguel Hanry da Costa Silva – Escola Gonçala Rodrigues
3º Lugar: Deyvid Rodrigues dos Santos – Escola Presidente Vargas
4º Lugar: Francisco de Assis Rodrigues Rafael Júnior (Gonçala Rodrigues) e Maria Eloisa da Silva (Presidente Vargas)

II Concurso de cordel “Solo diVerso & Prosa”
1º Lugar: Priscila Matias da Silva Lima – Presidente Vargas
2º Lugar: Gustavo da Costa Barboza – Presidente Vargas