Search
segunda-feira 18 outubro 2021
  • :
  • :

Associações rurais de Sumé tem projetos aprovados pelo Cooperar

Mais duas comunidades rurais do município de Sumé tiveram seus projetos aprovados pelo Cooperar, sendo eles, uma passagem molhada no sítio Balanço e um abastecimento d’água singelo para o sítio Cinco Vacas. Ambos apresentados pelas associações destas comunidades e deferidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Com estes, o município de Sumé soma agora nove projetos que serão executados pelo Cooperar por meio do programa PB Rural Sustentável. O prefeito Éden Duarte se comprometeu em arcar com a contrapartida, esta que deveria ser financiada pelas associações rurais. Anteriormente, o município já tinha aprovado mais sete passagens molhadas, que serão construídas nas comunidades de: Cachoeirinha de Baixo e de Cima, Laginhas, Sítios Volta do Rio, Serrote Verde, Formigueiro e Maracajá, Sítios Olho D’água Branca e Cabeça Branca, Sítios Sorocaba, Pau D’Arco e Caiçara, Margem do Rio Monteiro, Sítio Oiti e Sítio Balanço. A comunidade do Assentamento Saco também foi beneficiada, com a construção de Cisternas de placa de 16.000 litros

De acordo com o coordenador regional do PB Rural Sustentável, Francisco de Assis Delgado, os projetos estão em fase de licitação, ele acredita que nas próximas semanas, o Governo do Estado lançará edital de licitação para contratação de empresa para executar as obras, que contemplará 1.500 cisternas e 25 passagens molhadas.

O programa PB Rural Sustentável foi desenhado para atender à população da zona rural com água de qualidade para consumo humano e melhorias de acesso às vias das comunidades rurais.

O município de Sumé foi escolhido pelo Governo do Estado para ser sede do projeto Cooperar na região do Cariri. De acordo com Delgado, o escritório já está pronto, localizado na Rua Augusto Santa Cruz, aguardando somente o fim da pandemia para que ele funcione efetivamente no município.

Ascom/PMS

21/01/2021