Search
terça-feira 16 abril 2024
  • :
  • :

Prefeito Éden sanciona Lei e Decreto de fortalecimento da cultura local

O Prefeito de Sumé, Éden Duarte, emitiu decreto esta semana que dispõe sobre o tombamento, em caráter definitivo, do Cine Teatro Municipal e do Independência Hotel.  O documento é datado de 14 de janeiro e visa a preservação do patrimônio histórico e cultural do município, conforme lei orgânica municipal e a constituição federal.

O conjunto arquitetônico situa-se na Av. 1º de abril, centro da cidade. O terreno possui uma área total de 796,50 m².

Desde o seu primeiro mandato, Éden vem trabalhando em parceria com diversos agentes culturais pela reativação da obra. O Cine Teatro Municipal faz parte de um legado cultural da memória afetiva da comunidade sumeense.

A Prefeitura de Sumé já contratou uma equipe composta por dois engenheiros e um consultor técnico especialista em restauração de bens culturais para elaboração e aprovação de projetos junto à Lei Rouanet.

Conselho Municipal de Cultura – Nesta sexta-feira (22), o prefeito também sancionou a Lei n° 1.403, que cria o Conselho Municipal de Cultura do Município de Sumé. O projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo e foi aprovado na noite de quinta-feira (21) pela Câmara de Vereadores.

O Conselho Municipal de Cultura será um órgão colegiado, de caráter propositivo, consultivo, deliberativo e orientador. Entre seus objetivos estão os de elaborar, junto à Secretaria de Cultura, diretrizes e normas referentes à política cultural do município; propor programas, ações e instrumentos que objetivem estimular a democratização e a descentralização das atividades culturais, garantir a continuidade de programas e projetos de cultura de interesse do município, entre outras atribuições.

O mandato dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Sumé será de dois anos, prorrogáveis por mais dois. O Conselho será composto de oito conselheiros titulares e suplentes, nomeados por seus pares em assembleia ordinária, composto por representantes do governo e da sociedade civil.

De acordo com a diretora de Cultura, Paula Wêndia, o conselho representa a efetivação da sociedade em cooperação com o município para a formulação e execução das políticas de preservação dos bens culturais. “Destaco também o papel do prefeito Éden e do secretário, Branco Xiliu para a execução desse importante instrumento para o desenvolvimento cultural do município de Sumé”, declarou Paula.

 

Ascom PMS

21/01/2021