quinta-feira 28 março 2024

Ações de prevenção alertam usuários da feira livre em Sumé

A Prefeitura de Sumé por meio da Secretaria de Saúde e o serviço de Vigilância Sanitária do município, em parceria com a direção do Mercado Público Oscar Severo de Macêdo, iniciou mais um trabalho de ações educativas e preventivas nas entradas e nas áreas de circulação da feira livre no mercado.

No local, os fiscais disponibilizam álcool a 70% para os frequentadores, borrifando-o em suas mãos antes de adentrarem a feira, assim como, também oferecem máscaras para àqueles que estão sem essa proteção, de forma que nenhuma pessoa introduza à feira livre sem as medidas de proteção necessárias.

A equipe de fiscalização orienta os usuários a evitar aglomerações, higienizar as mãos e a usar as máscaras. A ação implantada tem como finalidade, oferecer um ambiente seguro para os feirantes e para os usuários, no que diz respeito ao contágio e combate a Covid-19.

Ricardo Morato, chefe das Vigilâncias em Saúde do município ressalta que “a 20º avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, feita a cada 15 dias pela Secretaria Estadual de Saúde destaca que 15 município paraibanos estão em bandeira vermelha, 205 em bandeira laranja (inclusive Sumé) e apenas 3 em bandeira amarela”. Nenhum município paraibano está em bandeira verde, além disso, 52 pacientes estão aguardando em filas por leitos para tratar da Covid-19 no Estado.

O prefeito Éden Duarte apela aos sumeenses que “mantenham seus esforços individuais de proteção, no uso da máscara, em se mantendo em casa, com cuidados na higiene e uso de álcool. É decisão de cada um, mas, responsabilidade de todos nós. Vale lembrar ainda que os profissionais de saúde estão exaustos e as vacinas que nos chegam ainda são bem poucas”.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, Sumé hoje possui 62 casos ativos e 16 óbitos. 1.263 pessoas receberam a 1º dose e 438 a 2º dose.

22/03/2021