quinta-feira 28 março 2024

CREAS DE SUMÉ SENSIBILIZA E ALERTA

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) recepcionaram os usuários do shopping de Sumé, nesta sexta-feira (19/03), com a implementação de alertas nas escadarias e do Violentômetro, um cartaz que, como uma espécie de régua, que mede o grau de violência contra a mulher, indo da chantagem ao feminicídio.

A diretora do CREAS, Francisca Bezerra, disse que a maneira como o Violentômetro é apresentado, estimula intuitivamente a pessoa a pensar. Ela afirmou que bate o olho e lembra de algum relacionamento dela ou de alguém que conhece.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio, o trabalho preventivo é fundamental porque “com o tempo, o risco aumenta, os acontecimentos violentos ficam mais frequentes e graves, podendo levar a danos crônicos à saúde física e mental e até à morte”. O objetivo é desenvolver uma interferência de prevenção dos comportamentos listados no Violentômetro.

Já o prefeito Éden Duarte acrescenta que “quanto mais cedo identificarmos a agressão, melhor, porque as pessoas tendem a identificar a agressão somente física, ignorando as sequelas emocionais da violência psicológica. Por isso, o apoio total e incondicional da gestão no atendimento às mulheres”.

O lançamento do Violentômetro faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas neste mês de março pela Prefeitura de Sumé e Assistência Social.

Ascom PMS

19/03/2021