Search
quinta-feira 6 maio 2021
  • :
  • :

Lançado edital para eleição do Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um colegiado do Sistema Único de Saúde (SUS), integrado a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. Sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde levando as demandas da população ao poder executivo.

A cada 02 anos um novo conselho é eleito e podem participar: Entidades Representativas de Trabalhadores da Área de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Entidades Prestadoras de Serviços de Saúde.

As inscrições podem ser feitas de 15 à 22 de março, das 08h até as 13h na sede da secretaria de saúde, na Rua Francisco de Melo, 1º andar, centro. A lista com os inscritos será divulgada em 25 de março. A eleição para preenchimento das vagas dos membros titulares e suplentes das entidades e movimentos sociais será por meio de Plenárias de segmento no dia 13 de abril de 2021, das 08h às 11h no auditoria da UBSF Maria do Carmo Ramos IV, localizada no andar de baixo da secretaria de saúde municipal.

O CMS é responsável pela realização de conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução, avaliando a cada quatro anos o Plano Municipal de Saúde.

Segundo a atual presidente do Conselho, Niedja Rodrigues, o controle social feito pela participação da sociedade, garante que o direito à saúde integral, gratuita e de qualidade, seja oferecida efetivamente a toda a população.

Maiores informações em: cmssume@hotmail.com ou (83) 9 9982 0732

ASCOM

11/03/2021