quinta-feira 18 abril 2024

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Circulam nas redes sociais de cidadãos do Município de Sumé, postagem dando conta de falha na vacinação de um idoso contra a COVID-19, fato que teria ocorrido no dia de ontem, 25 de março de 2021, no posto de vacinação localizado na Secretaria Municipal de Saúde, no centro da cidade.

Segundo o relato, a enfermeira Lucênia Júniar do Carmo Ribeiro de Sousa (conhecida por todos como Keully), teria proibido que a autora da denúncia registrasse o momento de aplicação do imunizante em seu avô, ao tempo que teria apressadamente o ministrado no paciente, o que seria estranho, levantando a hipótese de fraude no procedimento.

Todavia, de forma veemente, a Secretaria Municipal de Saúde de Sumé rechaça tais informações, vez que são inverídicas, fantasiosas e agressivas. Desde sempre, a gestão municipal tem se esforçado para prestar a sua população, serviços públicos da melhor qualidade em todas as áreas, especialmente na saúde, principalmente no momento presente, que tem exigido ainda mais esforços, energia e trabalho na proteção da saúde coletiva em virtude da trágica pandemia do coronavírus.

Tal comportamento se repete no atendimento da Política Nacional de Vacinação, inteiramente obedecida, em todas as suas exigências, métodos e cronograma, tudo de forma transparente e pública, com a efetiva participação de nossos servidores.

Nesse ponto, inclusive, importante ressaltar que a servidora Lucênia de Sousa é uma das mais competentes profissionais de saúde de nosso município, com uma folha de serviços prestados na imunização de nossa população, em 23 anos como Técnica de Enfermagem e vacinadora da Prefeitura Municipal de Sumé, merecendo todo o respeito e dignidade que sua experiência e trajetória imprimem, pelo que prestamos nossa solidariedade pela construção distorcida dos acontecimentos.

Sumé, 27 de março de 2021.

TANNIERY LÊLA ARAÚJO DE SOUSA

Secretária de Saúde