sexta-feira 26 abril 2024

SUMÉ FAZ PARTE DO CONSÓRCIO PARA COMPRA DIRETA DE VACINAS CONTRA COVID

O município de Sumé, no cariri paraibano, aderiu ao movimento conduzido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que cria o consórcio para compra direta de vacinas contra a Covid-19.

A ideia, é que as prefeituras possam comprar as vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

“Essa é a nossa segurança jurídica no caso do Ministério da Saúde não dar conta de suprir toda a população, como aliás temos visto. Essa é a pior crise sanitária nos últimos 50 anos e, nesse caso, nós prefeitos já temos essa alternativa. Com um CNPJ ativo e uma diretoria, o consórcio poderá fazer a compra de vacinas e essas vacinas chegarem mais rápido e diretamente à nossa população”, explicou o Prefeito Éden Duarte.

Segundo dados oficiais da secretaria municipal de saúde, até o momento, Sumé imunizou 316 trabalhadores da saúde, 25 idosos da Instituição Abrigo Rosália Paulino, 89 idosos com 90 anos ou mais, 155 idosos de 80 a 89 anos e 57 idosos acamados com 80 ou mais.

“Nunca na história tantos imunizantes foram desenvolvidos em tão pouco tempo contra uma única doença. Precisamos aproveitar as oportunidades e compreender que a vacina significa valorização de vidas. Nosso empenho é para conseguir mais doses, ao mais rápido possível e proteger nossa população”, disse a Secretária de Saúde municipal, Tanniery Lêla.

Ascom/PMS

05.03.2021