Search
sábado 31 julho 2021
  • :
  • :

Convênio para revitalização do Museu Miguel Guilherme já é realidade

A Prefeitura de Sumé firmou parceria com a Faculdade do Cariri (UNICIR) e a família de Miguel Guilherme que administra o Museu, para gestão, execução, preservação e o funcionamento do espaço. O convênio foi assinado nessa segunda-feira (26).

Através do Departamento Municipal de Cultura, foi elaborado um projeto arquitetônico e um estudo técnico, seguindo os parâmetros da legislação nacional que rege os museus, para reforma do Ateliê.

Obedecendo as restrições sanitárias, o evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação do vice prefeito Manezinho Lourenço, do vereador Cristóvão Júnior, dos secretários: de saúde Tanniery Lêla, de educação Bonílson Timóteo, da Cultura, Esportes e Turismo Rivaldo Oliveira (Branco Xiliu), da Diretora de Cultura e Turismo Paula Wêndia, do Diretor da Faculdade do Cariri (UNICIR) Paulo Lucena, do Professor Zito Junior e dos netos de Miguel Guilherme Jacqueline Oliveira e Lamartine Vieira.

Em sua fala, a diretora de Cultura e Turismo Paula Wêndia destacou a oportunidade e honra em poder participar desse momento importante da cultura sumeense.

O professor Zito Júnior relatou momentos inesquecíveis em que pôde ministrar oficinas no museu bem como sua convivência ao lado do mestre, e da sua influência na formação dos artistas plásticos do município, destacando-o como um dos maiores artistas da arte sacra do Estado da Paraíba e do país.

Jacqueline Oliveira, neta de Miguel Guilherme contou histórias sobre a vida do avô, do seu comportamento e do seu sonho em transformar o seu atelier em escola de artes, principalmente para as crianças carentes do município.

Por sua vez, Dr. Paulo Lucena, Diretor da UNICIR, falou do amor da sua mãe por Sumé, das histórias fantásticas que ela conta e do desejo em contribuir com a revitalização do museu. Segundo ele, “é através da cultura que um povo conhece a sua história e a faz perpetuar por gerações”.

Finalmente o prefeito Éden falou dos investimento que tem feito na pasta da cultura, desde o seu primeiro mandato, e que tem trabalhado para que Sumé figure como um dos principais pontos turísticos e culturais do Estado. Agradeceu a UNICIR pela parceria e a família Guilherme por confiar no trabalho que já  começou a ser desenvolvido com recursos próprios da prefeitura, no atelier Miguel Guilherme.

O artista plástico e poeta, Miguel Guilherme dos Santos, nasceu em 15 de julho de 1902. Autodidata, iniciou suas atividades artísticas com apenas 10 anos de idade, tornando-se ativo na pintura aos 16 anos.

Ascom

27/04/2021