Search
segunda-feira 18 outubro 2021
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé e UNICIR se unem para revitalizar o Museu Miguel Guilherme

A Prefeitura de Sumé por meio do seu Departamento de Cultura celebrou convênio com a Faculdade do Cariri (UNICIR) e a família do artista plástico Miguel Guilherme, tendo como objeto da parceria, a revitalização do Museu Miguel Guilherme, localizado na Rua Augusto Santa Cruz.

A intermediação foi feita pela diretora de cultura do município, Paula Wêndia, que reuniu-se com a neta do artista sumeense, a professora e radialista, Jacquelline Oliveira e apresentou o Plano de Ação, — um estudo técnico elaborado com base na legislação nacional que rege os museus. O documento prevê a gestão, execução, preservação e o funcionamento do espaço.

Desde o seu primeiro mandato como prefeito, Éden Duarte tem investido na área cultural, a exemplo da criação do Festival Zé Marcolino, a inauguração do Memorial São Tomé, a nova sede da Filarmônica Municipal, a luta pela reativação do Cine Teatro entre outras ações de fortalecimento da área.

Jacquelline Oliveira ficou muito feliz com a parceria e destacou o compromisso e a sensibilidade da gestão Éden Duarte com o resgate da memória dos filhos de Sumé. “Aprovadíssimo o projeto. É muito gratificante ver o sonho de meu avô, em reabrir o museu, o ateliê, ou a escola, como ele gostava de chamar, sendo realizado. Tenho certeza que onde ele estiver, está muito feliz. Gostaria também de parabenizar a diretora de cultura, Paula Wêndia, pois pelo que deu pra perceber, tudo foi feito com muito carinho e sensibilidade”, afirmou.

Após a assinatura do convênio, será produzido um projeto arquitetônico para início imediato da reforma do espaço. A obra será executada com recursos próprios do município. A dotação orçamentária que vai gerir o Museu e os custos operacionais serão destinados via Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

Ascom

05/04/2021