Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

CAPS de Sumé participa da campanha Luta Antimanicomial 2021

Devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, nos dois últimos anos, a sociedade tem vivenciado o sofrimento do isolamento social. Não tem sido fácil manter-se afastado da convivência com familiares, amigos, escolas, viagens e lazer em geral. Agora imagine viver longos anos – ou a vida inteira – em isolamento social?

Assim era a vida nos manicômios, já que o tratamento ofertado às pessoas com transtorno mental era centrado na privação de liberdade e afastamento do convívio familiar e social.

Por isso, é tão importante celebrar o dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que luta pela transformação da relação entre loucura e sociedade, buscando que pessoas com sofrimento psíquico tenham uma vida digna, livre e independente, que tenham os seus direitos de cidadania e sua autonomia assegurados.

O CAPS de Sumé, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia segue firme no atendimento e suporte aos/as usuários/as, mantendo o serviço, considerado essencial, em funcionamento, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança recomendados.

Com o tema: “Também podemos sonhar sem dormir”, o CAPS vem desenvolvendo uma série de atividades desde o início do mês como: circuito de jogos em quadra de esportes, atividades expressivas com pinturas, confecção de faixas e cartazes, ocupação virtual com depoimentos, expressões artísticas e culturais em vídeos, fotos, poesia, práticas corporais com educador físico e visitação a praças da cidade.

Nesse dia 18 de maio haverá uma Assembleia Estadual Virtual de Usuárias, Usuários e Familiares e Trabalhadores de Saúde Mental às 14h e, da quarta-feira (19) a sexta-feira (21), a Luta Antimanicomial em casa com visitas domiciliares feita pelos técnicos do CAPS para entrega de folders e sensibilização de usuários e familiares.

Informações: (083) 9412 6447 – CAPS Sumé e @lutaantimanicomialpb