quinta-feira 28 março 2024

Programa Cozinha Solidária no município de Sumé é reativado

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu recentemente um evento, na quadra de esportes (anexo ao Centro Socioassistencial),  no bairro da Várzea Redonda, que marcou a reativação do Programa Cozinha Solidária no município.

A ação está em conformidade com lei nº 1.276/2018, e visa principalmente contribuir com a garantia do direito à alimentação adequada.

Cerca de 100 famílias contempladas no programa são acompanhadas através de atendimento individualizado por meio de visita domiciliar feita pela rede socioassistencial, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), e Programa Criança Feliz.

O CRAS identifica e realiza suporte técnico ao programa, bem como a análise socioeconômica das famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A ação está em consonância com o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, cuja finalidade é garantir e promover o Direito Humano a Alimentação Adequada a população em situação de vulnerabilidade alimentar, por meio da distribuição de leite, peixes, macaxeira, feijão verde, coentro, pimentão e outros.

Segundo a Coordenadora do PAA municipal Hosana Torres, o Cozinha Solidária é mantido exclusivamente pela Prefeitura de Sumé e dispõe de um cardápio variado com sopas, cuscuz, charque, arroz de leite, xerém, além de outros alimentos prontos, tudo acompanhado por uma nutricionista.

O Prefeito Éden Duarte disse que o programa está começando aos poucos em virtude da pandemia. “Vamos acompanhar os acontecimentos para, aos poucos, aumentarmos as famílias atendidas”, disse o gestor.

Além do prefeito, estiveram presentes a Secretária Ednalva Libânio (Assistência Social), Hosana Torres (Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos), Edilene Cabral (representante das famílias beneficiárias do programa Cozinha Solidária), Daniel Lêla e Francisco Fontinelli (Vereadores) e Elidiene Batista (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional).

Dúvidas e informações:

(83) 3353 2292 (SIC)

(83) 3353 2131 – 9 9820 0099 (Assistência Social)

(83) 9 9820 0044 – CREAS

(83) 9 9982 2001 – CRAS