sábado 20 abril 2024

Sumé entra na nova Rota Cariri Cultural do Sebrae

A prefeitura de Sumé tem trabalhado ativamente no fomento ao desenvolvimento de políticas públicas para o turismo. Por esse motivo, o município foi inserido na Rota Cultural do Cariri, que é uma parceria entre o Sebrae, Secretarias municipais de Turismo e Cultura e instituições da região. A ação tem a perspectiva de desenvolver um turismo cultural local sustentável, compreendendo os patrimônios Natural e Cultural do Cariri Paraibano.

As novas opções de roteiros estão sendo elaboradas pelos participantes da segunda edição do curso voltado para condutores de turismo, que o Sebrae Paraíba está realizando com o consultor Ayron Kerlly. Além da capacitação para os condutores de turismo, o Sebrae Paraíba também vai promover, durante o mês de julho, oficinas temáticas para empreendedores e secretários de turismo da região.

Para Branco Xiliu, o cariri tem um potencial muito grande, especialmente na cultura. “Queremos aproveitar tudo que nossa região tem a oferecer e ajudar a economia da cidade, através do turismo, daquilo que temos de mais bonito”, disse o secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Sumé.

Segundo a diretora de Cultura Paula Wêndia, a região do Cariri é rica em manifestações culturais populares tradicionais, de expressões artísticas contemporâneas e também de um patrimônio arqueológico e paleontológico.

Destaque para a empresa Sumé Geoturismo, responsável pela catalogação de todos os pontos turísticos do município. “Em apenas 1 ano e meio de trabalho, nós descobrimos uma riqueza cultura enorme, capaz de alavancar o turismo de Sumé”, declarou Madson Oliveira, um dos fundadores da empresa.

Essa é a proposta da Rota Cariri Cultural, apresentar ao público os atrativos turísticos do Cariri paraibano, movimentando e gerando novas oportunidades de negócio para toda a cadeia produtiva do segmento na região.

Agora com Sumé, a rota conta com oito municípios na região: Monteiro, Prata, Congo, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, Caraúbas e Coxixola. Para mais informações sobre a Rota Cariri Cultural e os municípios envolvidos, o público pode acessar o endereço http://rotacariricultural.com.br/.

(83) 9 9940 9155 (Secretaria de Cultura)

18/06/2021