quarta-feira 24 abril 2024

Parceria entre Governo da Paraíba e Prefeitura de Sumé distribuiu mudas de Cajueiro

A Prefeitura de Sumé e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – Empaer, firmaram parceria para distribuição de mudas no município. Ao todo foram 1.575 mudas de Cajueiro Anão Precoce.

A primeira etapa que distribuiu 525 mudas, aconteceu em fevereiro deste ano junto às Associações Comunitárias Rurais do Distrito de Pio X. Agora nesta segunda etapa foram distribuídas 1.050 mudas e o público alvo foram os estudantes da rede pública municipal de ensino que residem na zona rural e as demais comunidades que não foram atendidas anteriormente.

O Cajueiro Anão Precoce CCP 76 é uma variedade que foi desenvolvida pela Embrapa e tem um grande potencial produtivo para a região do Semiárido Nordestino pelo fato de ter altos índices de produtividade em áreas secas e pouco chuvosas.

A ação de distribuição das mudas faz parte de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva do Cajueiro que está sendo desenvolvido em Sumé e que tem como grande parceiro o Governo da Paraíba.

As mudas foram produzidas pela Empaer, através da Diretoria de Pesquisa Agropecuária da Empaer – DIPEA, na Estação Experimental Cientista “José Irineu Cabral” em Jacarapé, João Pessoa.

A cultura do cajueiro foi muito prejudicada com a última grande estiagem (2011 a 2018) que assolou o município de Sumé e causou a morte de muitos cajueiros, prejudicando toda cadeia produtiva.

Na gestão do prefeito Éden já foram distribuídas mais de 10.000 mudas de plantas, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. De acordo com ele, o objetivo destas ações é contribuir com o desenvolvimento sustentável do município de Sumé, torná-lo mais arborizado, mais verde, com o clima agradável e o meio ambiente mais equilibrado, além de proporcionar renda para os agricultores e produtores rurais. “Estamos trabalhando firme para empreender outras ações para distribuição de mudas de diversas plantas em nossa gestão”, declarou o prefeito.

(83) 9 9412 7224 (Secretaria de Agricultura)

(83) 9 9869 6730 – 9 9972 4463 (Empaer)

15/07/2021