segunda-feira 18 março 2024

Secretaria de Assistência Social faz entrega de produtos da agricultura familiar através PAA

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, distribuiu entre os meses de junho e julho, aproximadamente duas toneladas de alimentos da agricultura familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos – Compras com Doação Simultânea (PAA/CCS).

Foram beneficiadas 300 famílias em situação de vulnerabilidade social e que já são acompanhadas pelo CRAS, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Criança Feliz e pelo Cozinha Solidária. Cada família recebeu 6 kg de alimentos. O Abrigo de Idosos Rosália Paulino também foi beneficiado.

A distribuição só foi possível por causa da adesão do município de Sumé ao Programa de Aquisição de Alimentos/Compras com Doação Simultânea do Ministério da Cidadania via Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, que possibilitou o cadastramento de dezessete agricultores(as) do município. De acordo com o programa, cada um poderá fornecer até R$ 6.500,00.

Desde o ano de 2014, o município de Sumé vem dando passos importantes no processo da construção de uma política efetiva de promoção da segurança alimentar e nutricional, instituindo a Política Municipal de Segurança Alimentar e o Sistema Municipal de Segurança Alimentar por meio da Criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAM, a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e, em 2015, criando o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para Severina Bezerra, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o PAA além de promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares, garante a segurança alimentar das famílias em situação de insegurança alimentar com produtos de qualidade e na quantidade certas.

Dúvidas e informações:

paasume@gmail.com

(83) 3353 2131 – 9 9820 0099 (Assistência Social)

09/07/2021