sexta-feira 26 abril 2024

Secretaria de Saúde de Sumé realiza cirurgias de Pterígio no Centro Oftalmológico

A Secretaria de Saúde de Sumé realizou cirurgias de pterígios em pacientes do município. Os procedimentos foram executados no Centro Oftalmológico pelo médico oftalmologista, Dr. Ítalo Carneiro e a sua equipe auxiliar.

Em uma clínica particular, o procedimento cirúrgico custa aproximadamente R$ 3.000,00 reais por olho. Nessa segunda etapa foram realizadas 12 cirurgias oftalmológicas, totalizando neste ano 24 procedimentos, todos financiados com recursos próprios do município,

Sumé é um dos poucos municípios do Brasil que oferece cirurgias de pterígio, catarata, glaucoma, calázio, estrabismo, implantação de lente intraocular e tumor de pálpebra, todas realizadas gratuitamente no Centro Oftalmológico, este que é referência no Estado da Paraíba em cirurgia ocular.

A sumeense, Maria Aparecida, foi uma das pacientes atendidas no local. Ela disse que é um privilégio poder ter um serviço como esse sendo realizado gratuitamente à população na própria cidade.

O morador do Sítio Cachoeirinha, José Givanildo da Silva Alves informou que sofre com o problema na visão há mais de 20 anos, e graças a ação ofertada pela prefeitura de Sumé, ele teve a chance de realizar a cirurgia.

Assim como Maria e José, o popular Antônio Marcos, do Sítio Olho D’água, também passou pelo procedimento e avaliou positivamente o atendimento agradecendo ao prefeito Éden por ofertar esse tipo de especialidade principalmente aos que mais necessitam.

O pterígio é uma doença caracterizada por um tecido que cresce no globo ocular podendo atingir a pupila e afetar a visão. O município de Sumé destaca-se pelo uso da técnica cirúrgica com a Cola Biológica, bem como com a aplicação de Avastim que previne a degeneração macular, um medicamento usado em hospitais oncológicos.

(83) 3353 2621 (CISCO)

(83) 9 9982 0732 (Secretaria de Saúde)

13/07/2021