sexta-feira 19 abril 2024

Prefeitura de Sumé e CEREST oferecem treinamento para quem trabalha em locais altos

A prefeitura de Sumé implantou o serviço da vigilância em saúde do trabalhador no município. Para tanto, além de equipar uma sala no núcleo das vigilâncias em saúde, localizado na rua Francisco de Melo, acima da Farmácia Básica, disponibilizou profissionais capacitados para tal atendimento.

Na próxima segunda-feira (16) será feita mais uma capacitação, desta vez, direcionada aos colaboradores que trabalham com alturas – eletricistas, podadores de árvores, pedreiros e pintores. Essa capacitação será coordenada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), parceiro e incentivador da ações no município.

Recentemente, o CEREST realizou treinamento com os profissionais da área de serviços gerais e apoio, que prestam serviço ao município de Sumé. NA pauta, a Nota Regulamentadora nº 32 que trata de resíduos sólidos e hospitalares, seu manuseio, descarte, prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

O objetivo dos treinamentos é apresentar os riscos existentes no ambiente de trabalho, diminuir o adoecimento e prevenir acidentes.

Para Rafael Silva, técnico de segurança do trabalho do CEREST, o município de Sumé tem sido um grande parceiro, cumprido com a distribuição correta e regular dos equipamentos de proteção individual (EPI), bem como, com a disponibilização de médico do trabalho para os servidores.

Para o prefeito Éden a finalidade é oferecer um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável para todos que o auxiliam na gestão.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é um conjunto de ações feitas sempre com a participação dos trabalhadores e articuladas intra e intersetorialmente, de forma contínua e sistemática, com o objetivo de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados ao trabalho, cada vez mais complexo e dinâmico.

83 – 9 9982 1811 (Vigilância em Saúde)

13/08/2021