quinta-feira 28 março 2024

Secretaria de Agricultura de Sumé divulga balanço dos diversos serviços realizados este ano

A Secretaria de Agricultura do município de Sumé divulgou um levantamento de diversas atividades que foram desenvolvidas na pasta de janeiro a agosto deste ano.

Dentro do programa de ensilagem foram produzidas 716 toneladas de silos, atendendo 84 famílias no total de 239 horas trabalhadas.

O programa de beneficiamento de grãos (Degrana) produziu 333 sacos de grãos, atendendo 25 famílias em 17 horas trabalhadas.

Atenta às necessidades das comunidades rurais, a Secretaria de Agricultura também atendeu 22 famílias com 22 cacimbas, limpou 20 barreiros, consertou 56 cata-ventos, 63 eletrobombas e atendeu 544 pedidos de abastecimento por carros pipas.

Este ano, também foram arados cerca de mil hectares de solos, beneficiando 1.222 famílias em quase 1.300 horas trabalhadas.

Reiniciou a recuperação das estradas principais, secundárias e vicinais do município, priorizando os locais de maior fluxo de transporte, a exemplo de postos de saúde, escolas e áreas produtivas para saída dos produtos. Entre as comunidades beneficiadas com a recuperação de estradas estão: Distrito do Pio X, Balanço, Pedra da Bola, Cazuzinha, Chamurro, Cacimbinha, Olho D’água Branco, Cabeça Branca, Pau D’arco, Caiçara, Jaguaribe, Cinco Vacas, Santo Agostinho, Sítio da Bananeira, Poço Escuro, Caiçara, Esquivunga, Gregório, Santa Rosa, Macambira, Riacho da Roça, Formigueiro, Assentamento Serrote Agudo, Serrote Verde, Volta do Rio, Angico Torto, Abertas, Chorão, Poço da Pedra, Tigre, Terra Vermelha, Várzeas, Carnaúba de Baixo e de Cima,  Xique-Xique, Barragem e Fazenda Nova.

A Prefeitura ainda mantém, em parceria com o Senar, dois programas de assistência técnica e gerenciamento em empreendimentos rurais para 26 pscicultores do município. Para atender este público, executou 119 horas-máquina em construção e recuperação de tanques-criatórios de 15 criadoreres de peixes.

83 – 9 9412 7224 (Secretaria de Agricultura)

31/08/2021