sexta-feira 29 março 2024

Secretaria de Saúde de Sumé promove palestra sobre arboviroses

A equipe da vigilância em epidemiologia do 5º núcleo de saúde de Monteiro, esteve esta semana no município de Sumé realizando palestra preventiva sobre arboviroses (zika vírus, chikungunya e dengue). A atividade foi direcionada para os agentes comunitários de saúde (ACS), de endemias (ACE) e demais profissionais de saúde.

As estatísticas indicam que existem 126 notificações nos municípios coordenados pelo 5º núcleo de saúde. Em Sumé são 13 casos notificados, entre chikungunya e dengue.

Segundo o técnico e palestrante José Sales Pereira, como as atenções estão todas voltadas para a pandemia da Covid, é possível que haja uma sub notificação das demais doenças. Por isso, a partir de agora, é preciso fomentar os números a fim de que a realidade sobre as arboviroses se apresente.

O objetivo das constantes palestras e capacitações oferecidas pela Secretaria de Saúde municipal é manter o controle na transmissão das doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti. Para tanto, ações como a dedetização nas escolas municipais e a conscientização da população, tem contribuído para a diminuição dos focos.

(83) 9 9982 1811(Saúde)

19/08/2021