quinta-feira 25 abril 2024

CAPS de Sumé realiza programação do Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, isso porque, anualmente, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo.

Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Além disso, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, tendo como carro chefe a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Nesse sentido, o CAPS de Sumé realiza toda uma programação voltada ao tema “Ocupar espaços, construir afetos, promover saúde”, com a participação de toda equipe e envolvendo usuários, familiares e sociedade civil.

Confira a programação:​

• Sexta (10/09) – 08h na quadra de esportes da várzea redonda – Café da manhã e roda de conversa “Ocupar espaços, construir afetos e promover saúde – prevenção e cuidados ao risco de suicídio”;
  • Terça (14/09) – 09h no CAPS – diálogo “prevenção e cuidados ao risco de suicídio” com pacientes do Ambulatório de Psiquiatria;
  • Quinta (16/09) – 08h na Câmara de Vereadores – 2º Encontro de Capacitação sobre Saúde Mental e Prevenção do Suicídio com Larissa Nogueira;
  • Quinta (16/09) – 16h30 na Praça Adolfo Mayer – Pedal pela Vida com o Grupo Pedala Sumé;
  • Quarta (22/09) – 09h no CAPS – Assembléia com as famílias dos usuários, orientando sobre prevenção do suicídio;
  • Quarta (29/09)09h no CAPS – Palestra “Prevenção e cuidados ao risco de suicídio” com o psiquiatra Napoleão Bezerra.

(83) 9 9412 6447 (CAPS)

10/09/2021