quarta-feira 24 abril 2024

Parceria entre Prefeitura de Sumé e Unicir oferece projeto de bem-estar e saúde

O prefeito de Sumé Éden Duarte recebeu recentemente o diretor geral da Faculdade do Cariri, Paulo Lucena, para discutir um projeto de “bem-estar e saúde” a ser implementado no município por meio da parceria entre a prefeitura e a Unicir.  O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Saúde com a participação da secretária Tanniery Lêla e de alguns coordenadores da saúde municipal.

De acordo com Paulo Lucena, o projeto vem agregar a outros já existentes em Sumé na mesma parceria, que estavam parados por conta da pandemia e agora serão remodelados e reiniciados atendendo os protocolos sanitários.

Pela nova proposta serão desenvolvidas ações com o objetivo de detectar doenças como hipertensão, diabetes, auxiliando a Secretaria de Saúde, quando necessário, no encaminhamento dos usuários para tratamento médico, ou multiprofissional.

A ideia é que o projeto seja implementado principalmente em campanhas alusivas como, setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul. Nessas datas específicas serão realizadas ações de apoio à saúde do homem e da mulher, auxiliando na prevenção do câncer de próstata, do colo do útero, hipertensão, diabetes, além de prestar informações jurídicas nestes casos de doenças.

O projeto bem-estar abrangerá também a área da educação para saber como as crianças ficaram fora do ambiente escolar nesses dois anos de pandemia, linkando com nutrição e integração da saúde bucal.

Tanniery destacou a excelente relação com a Unicir no desenvolvimento de importantes ações para a saúde do município. “A proposta é muito importante porque vai acompanhar e atender da criança ao idoso com a união de várias secretarias, como saúde, educação e assistência. Mais uma vez estamos muito felizes com essa parceria”, declarou a secretária.

Tanto o prefeito Éden quanto o diretor Paulo avaliaram positivamente o momento de discussão da proposta que serviu para encaixar na realidade da faculdade e da saúde do município, o retorno gradativo das atividades de acordo com as necessidades de ambas as instituições.

A partir de agora haverá um planejamento para viabilizar a execução do projeto, visando dar um retorno para a população, à comunidade acadêmica e ao público em geral.

83 – 9 9982 0732 (Atenção Básica)

15/09/2021