sexta-feira 29 março 2024

Prefeitura de Sumé contrata zootecnista para trabalhar melhoramento do rebanho e ampliar bacia leiteira

Ciente das dificuldades que passam o homem e a mulher do campo, o prefeito de Sumé, Éden Duarte, contratou recentemente a zootecnista, Ana Barros, para coordenar alguns projetos da Secretaria Municipal da Agricultura, voltados para a melhoria de vida dos produtores rurais. Para a realização do trabalho, ela e o técnico da Empaer, Frutuoso Severo, realizam as visitas in loco.

Com doutorado em nutrição de ruminantes e qualidade de carne e mestrado em sistema de produção e melhoramento genético, Ana já está atuando no município há cerca de três meses, auxiliando o produtor no manejo sanitário, reprodução e melhoramento genético do animal, formulação correta de ração, aplicação das vacinas, consistência da vermifugação, limpezas nos currais e nas tetas das cabras, realização de cursos, entre outros projetos desenvolvidos nas propriedades dos produtores rurais.

A zootecnista também está viabilizando um projeto piloto denominado, “sistema agro florestal”, a ser desenvolvido por professores, estudantes e pais de alunos, nas Escolas Agrotécnica de Sumé e de Campo do Pio X. A finalidade é reflorestar, por meio de uma mistura de diversas plantações, árvores madeireiras, hortaliças, frutíferas e outras culturas para serem utilizadas, por exemplo, na merenda escolar, na alimentação do Hospital e do Cras.

Além disso, o trabalho da zootecnista inclui o acompanhamento das novas instalações do matadouro público e da feira de gado do município. Ela também vem desenvolvendo outros projetos para exames de animais, trabalhando na aquisição de instrumentos para fazer procedimentos em cabras, entre outros.

Os produtores rurais já contabilizam alguns resultados satisfatórios sob a orientação da zootecnista. Alexandre Campos, do sítio Várzea da Roça, por exemplo, aumentou a produção leiteira de 20 para 45 litros do leite diários, no mesmo período, sem precisar onerar custos e com seis cabras a menos.

Apesar de resistente no início, outro que teve ganho de produção foi o presidente da Associação de Caprinos e Ovinos do município de Sumé, Luciano Souza (Taninho). Só depois de ver a experiência bem sucedida de Alexandre, Taninho aderiu à ideia, passando a produzir 30 litros de leite diários, 10 a mais do que antes.

“Muito boa a contratação dessa zootecnista pela Prefeitura, que só veio melhorar a nossa produção. É importante também para que novos incentivos possam chegar ao agricultor, que tanto sofre com as consequências da seca, principalmente pela falta de investimentos e o aumento de preço da ração”, destacou Luciano.

José Da Paz, Paizinho, do Sítio Craibeira, é mais um produtor rural que ao seguir as recomendações na parte da nutrição, aplicando a quantidade certa da mistura de produtos na ração, teve bons resultados na produção do leite.

De acordo com Ana, esse valor é muito significativo para o produtor, pois na prática, os que produzem 25 litros de leite por dia, por exemplo, multiplicados por trinta dias, resulta em uma produção de 750 litros a mais, isso sem despesa adicional.

Essa mesma quantidade em valores reais, para cada litro do leite vendido ao preço de R$ 2,28, o produtor terá um acréscimo de R$ 1. 700,00, na renda dele.

“Para que isso ocorra, normalmente eu utilizo o método do desafio, respeitando a individualidade e a aptidão do produtor: primeiro peço para eles escolherem se querem continuar da forma antiga obtendo os mesmos resultados ou se do jeito que eu ensino. Caso eles sigam as orientações que indico e não tenham os resultados que garanto, então no próximo mês eles não precisam mais me receber na propriedade”, enfatizou a zootecnista.

Ana destacou também que esse retorno positivo dos produtores é resultado de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido em conjunto nas comunidades e com a parceria de uma gestão comprometida com a melhoria de vida da população rural. “É muito importante poder contar com esse apoio que o prefeito Éden tem me dado para exercer essa atividade que busca por em prática uma fórmula que aumenta a produção, barateando a ração, sem negligenciar os nutrientes. Como filha de agricultor, que cresceu na roça e ciente das dificuldades que eles passam, é muito gratificante”, afirmou.

O prefeito Éden ressaltou a importância dessa ação, que segundo ele vem somar aos vários incentivos que a gestão municipal tem promovido na agricultura familiar, para que os pequenos e médios produtores rurais possam competir em pé de igualdade no mercado. Ele ratificou ainda o desejo de continuar investindo no setor para que Sumé possa voltar a ser o importante polo da produção agrícola na região.

(83) 9 9412 7224 (Secretaria de Agricultura)

09/09/2021