sexta-feira 29 março 2024

Prefeitura de Sumé entrega novos equipamentos de informática às Unidades Básicas de Saúde

Com o objetivo de garantir mais qualidade no atendimento e agilizar os procedimentos na Atenção Básica de Saúde, o prefeito Éden Duarte e a secretária de saúde, Tanniery Lêla, entregaram na última sexta-feira (10), 24 notebooks e 06 impressoras para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O investimento ainda é fruto de emenda parlamentar do ex-senador Raimundo Lira.

Éden fez questão de participar pessoalmente da entrega dos equipamentos juntamente com parte da equipe da Atenção Básica, comandada pela enfermeira Fernanda Valadares. Na ocasião ele pediu o apoio de todos colaboradores e destacou que o sistema de saúde de Sumé só cresce a cada dia e que para manter essa boa estrutura funcionando efetivamente demanda muitos investimentos financeiros. “Mesmo diante da escassez de recursos, a gestão municipal vem trabalhando para ampliar a estrutura e os serviços das UBS, a exemplo da ampliação da UBS do bairro Frei Damião, a construção da UBS do Renascer, além da contratação de profissionais que o município não dispunha, como é o caso do neuropediatra.

Tanniery disse que os equipamentos vão facilitar ainda mais o registro e o trabalho dos profissionais das UBS, que precisam se deslocar até as unidades âncoras. Ela falou também sobre outros investimentos e de um processo de licitação para aquisição de um veículo caminhoneta que ficará à disposição da Atenção Básica. “Além da parte técnica, estamos cuidando do lado emocional e psicológico dos servidores para que eles se fortaleçam e realizem um bom trabalho. Recentemente iniciamos uma capacitação sobre saúde mental, voltado aos nossos funcionários, porque nós precisamos cuidar um do outro”, avaliou a secretária. A segunda etapa dessa capacitação acontece nessa quinta-feira (16).

Fernanda Valadares destacou a sensibilidade da gestão municipal em perceber o quanto a informatização dos setores consegue qualificar os serviços prestados pela atenção básica. Dessa forma, segundo ela, facilita muito o acesso dos profissionais na hora de registrar a produção, além de melhorar a execução dos procedimentos. “Quanto menos uso de papel mais agilidade na prestação de um melhor serviço à comunidade”, disse.

Para a gerente das Unidades de Saúde Nilo Feitosa e Pio X, enfermeira Patrícia Barbosa, o uso dos equipamentos, além de facilitar a vida dos profissionais, vai melhorar ainda mais o acompanhamento dos usuários em seus procedimentos.

83 – 9 9982 0732 (Atenção Básica)

14/09/2021