sexta-feira 29 março 2024

Prefeito Éden assina Termo de Cooperação Técnica com a Embrapa para implantação de tecnologia de enriquecimento da Caatinga

O prefeito Éden Duarte recebeu recentemente em seu gabinete a visita do pesquisador e chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim, e a zootecnista, Ana Barros, que presta serviços à Prefeitura de Sumé.

O objetivo foi discutir a ampliação de uma nova tecnologia de manejo de pastagem nativa, que aumenta a quantidade de forragem através do ralhamento e enriquecimento da Caatinga, possibilitando aos produtores uma maior quantidade de forragem com diminuição do custo da ração, sem degradar a Caatinga que é a principal fonte de alimentação para os animais.

A principal atividade hoje da Embrapa Caprinos e Ovinos é a política de aquisição de alimentos para os animais, oferecendo apoio e orientação tecnológica em três eixos:

1. Com as cooperativas e associações, na produção de derivados afim de que consigam acessar o mercado formal e privado;
  2. Com os produtores, melhorando a qualidade do leite e consequentemente do queijo de cabra, considerando que somos a maior bacia leiteira caprina do país;
  3. Melhoria da produção com tecnologias de alimentação, de controle de doenças, de melhoramento genético.

O favorecimento dessas atividades conta com a parceria da Embrapa, do Programa AgroNordeste do Ministério da Agricultura, no âmbito do Programa Inova Capri, do BNDES e agora a Prefeitura de Sumé, justamente por estar desenvolvendo um excelente trabalho com os produtores do município, sob a orientação da zootecnista Ana Barros.

O prefeito Éden disse que os frutos de todo o investimento feito na Agricultura em sua gestão já começam a ser colhidos. “Avançamos nas parcerias, principalmente por meio do programa desenvolvido por nós, o AgrotecSumé, que tem ido até às comunidades oferecer conhecimento e tecnologia aos produtores”, afirmou.

Segundo dados recentes do IBGE, o município de Sumé é o maior produtor de ovinos do estado da Paraíba com um rebanho de 26.800 cabeças.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

(83) 9 9412 7224 (Secretaria de Agricultura)

28/10/2021