quinta-feira 25 abril 2024

Secretaria de Educação encerra aplicação de provas do Programa Integra PB

A Secretaria de Educação de Sumé realizou nos dias 05, 06 e 07 de outubro, a segunda edição do Programa de Alfabetização Integra Educação PB (antigo SOMA) de 2021.

As provas foram aplicadas nos turnos da manhã e tarde com aproximadamente 435 alunos do 1°, 2º e 5° anos do ensino fundamental I e simularão o índice de aprendizagem anual do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.

O Programa Integra Educação PB funciona em regime de colaboração entre Governo do Estado e municípios e tem por objetivo alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade/ano dos estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

As avaliações foram elaboradas pela CPCON (Comissão Permanente de Concursos) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e foram aplicadas nas escolas: João de Sousa (st. Conceição), Manoel Inácio da Silva (st. Poço da Pedra), José Bonifácio Barbosa (distrito de Pio X), Maria Leite Rafael (Alto Alegre), Zélia Braz (Várzea Redonda) e Gonçala Rodrigues de Freitas (Conjunto Habitacional).

Na primeira edição que aconteceu no último mês de abril, Sumé alcançou a média geral de 70,74% na taxa de aprendizagem e a Escola João de Sousa do St. Conceição obteve a melhor média 87,79 %. A média do município aproximou-se inclusive da média estadual que foi de 75%.

As avaliações foram aplicadas de forma presencial adotando todas as normas da Vigilância Sanitária, em virtude da pandemia da Covid-19, proporcionando um ambiente seguro e agradável para os alunos que estavam participando.

O secretário da Educação, Bonílson Timóteo, mesmo cumprindo agenda em Brasília com o prefeito Éden Duarte, manteve contato todo o tempo com a equipe da coordenação pedagógica. “Reconhecemos o esforço de todos que estão envolvidos nesse processo e vamos buscar novos meios de fazer mais e melhor pela educação pública da nossa rede, assegurando que todos os estudantes tenham os seus direitos de aprendizagem garantidos”, declarou o secretário Bonílson.

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Seduc)

08/10/2021