quinta-feira 28 março 2024

Prefeito Éden assina convênio para construção do galpão de triagem

O prefeito Éden Duarte está na capital do estado João pessoa, onde cumpre compromissos administrativos. Dentre eles, a assinatura do convênio firmado com o Governo do Estado da Paraíba para construção do galpão para triagem de resíduos sólidos. Sumé, aliás, é um dos três primeiros do estado a ser chamado para assinar.

O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, lançou no último mês de junho o Programa Paraíba Mais Sustentável, que viabilizará a construção de espaços de triagem de resíduos recicláveis, contemplando 72 municípios paraibanos, incluindo o município de Sumé.

O plano de ação elaborado por meio da Secretaria de Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam), foi baseado nas necessidades e dificuldades enfrentadas pelos municípios na aplicação das ações voltadas à execução de políticas públicas direcionadas à gestão de resíduos sólidos.

Os galpões terão dimensões de 600m², 800m² ou 1.000m², e serão construídos de acordo com o número populacional de cada município, tendo como base a coleta de resíduos diário, semanal e mensal.

A iniciativa também tem o objetivo de fortalecer as políticas de saúde pública, meio ambiente, educação e geração de emprego e renda e contempla ainda a classe dos catadores de materiais recicláveis, através da criação de Associação de Catadores, representando mais uma política de inclusão social.

Sumé já dispõe de um plano municipal de resíduos sólidos, já realiza o descarte dos seus resíduos em terreno extenso e distante da zona urbana, conforme determina a lei.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

18/11/2021