sexta-feira 19 abril 2024

Secretaria de Educação realiza simulados com os alunos visando a prova SAEB

A Secretaria de Educação do município de Sumé, está realizando simulados com os alunos do 5ª ano, objetivando prepará-los melhor para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que acontecerá ainda neste mês de novembro.

O conteúdo já vem sendo aplicado desde o início do ano, de forma remota, considerando que as aulas presenciais não iniciaram no município, e os professores utilizam avaliações anteriores como modelo.

Os simulados mais recentes foram realizados nas escolas municipais Maria Leite Rafael, no bairro do Alto Alegre, Gonçala Rodrigues de Freitas, no Conjunto Habitacional e na Zélia Braz, no bairro da Várzea Redonda.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Permite ainda que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Atenção Básica (Ideb).

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Seduc)

08/11/2021