quinta-feira 25 abril 2024

Prefeito Éden participa de solenidade no CDSA/UFCG sobre ações do Programa AgroNordeste

O prefeito de Sumé Éden Duarte participou nessa terça-feira (14), de uma solenidade que apresentou as inovações para formação de multiplicadores da cadeia de caprinos e ovinos no Semiárido, promovida pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Campus Sumé e a Embrapa Caprinos e Ovinos, no âmbito Programa AgroNordeste.

Durante o evento, entre outras ações, houve palestras, entrega dos resultados do trabalho de Inteligência Zoossanitária e a inauguração do Laboratório de Infravermelho (LabNIR) do Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri), na Unidade Avançada Sumé.

Uma outra atividade foi a Oficina Gastronômica com produtos de carne e leite de caprinos e ovinos, que capacitou merendeiras das escolas do município de Sumé para o uso desses insumos.

Éden destacou o fortalecimento e a importância das parcerias para auxiliar o homem do campo a explorar as potencialidades da região. “A gente fica muito feliz em ver esse tipo de ação acontecendo, com a implementação da tecnologia para o homem do campo poder alavancar a produção da caprinoovinocultura. Sumé também desenvolve o projeto Agrosumé, pela zootecnista Ana Barros, que infelizmente sofreu um acidente e não pode estar aqui.  Enfim, vamos continuar unindo forças para materializar esse tipo de investimento porque o homem do campo precisa desse suporte das instituições”, enfatizou o prefeito Éden.

Desenvolvido pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o programa Agronordeste conta com o apoio do CDSA/UFCG e a parceria do Projeto Dom Helder Câmara.

Presentes no encontro, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura (DDR/SFA/Mapa), Hermes Ferreira Barbosa, além de representantes do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), do Projeto Dom Helder Câmara e do Fida, além de alunos e professores da academia.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

15/12/2021