quinta-feira 18 abril 2024

Prefeitura adquire novos instrumentos musicais destinados à Assistência Social

Em solenidade realizada no Centro Socioassistencial, o prefeito Éden Duarte, acompanhado da secretária de Assistência Social Ednalva Libânio e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Sumé, Francismere Passos, realizou a entrega de equipamentos musicais, adquiridos por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a formação da Banda Fanfarra Municipal.

A ação objetiva atender inicialmente 70 crianças e adolescentes do município, proporcionando o acesso à arte e cultura. Ao todo foram adquiridos 38 instrumentos de percussão e 08 de sopro, somando um investimento aproximado de R$ 29 mil, recursos de doações do Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica.

Após ter conhecimento de que, no momento da declaração do imposto de renda, o contribuinte pode doar até 6% do imposto devido para instituições beneficentes, sendo até 3% direcionado para o fundo ligado ao Estatuto da Criança e Adolescente e outros 3% para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso, o prefeito Éden mobilizou diversos atores sociais no sentido de melhorar e organizar ainda mais a gestão, capacitando servidores, adequando a legislação local e fortalecendo os conselhos municipais para que o município tornasse apto a receber o recurso.

Todo esse esforço conjunto entre a gestão e a sociedade civil organizada vem surtindo o efeito desejado. Prova disso é que nos últimos anos, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sumé captou por meio da doação de Pessoas Física e Jurídica um valor aproximado de R$ 58 mil.

“O meu sentimento é de gratidão em ver a deliberação dos recursos sendo revertido em ações concretas, e asseguro que muitas outras de igual valor estão por vir”, declarou a presidente do CMDCA, Francismere Passos, que acrescentou ainda a importância do Conselho na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Sumé.

Já a secretária Ednalva também partilha do mesmo sentimento. Para ela, a aquisição dos instrumentos/formação da Banda Fanfarra Municipal é algo transformador na vida das crianças e adolescentes de Sumé. Segundo ela, muitas pessoas infelizmente não tiveram essa oportunidade.

No momento da solenidade, o prefeito Éden fez questão de destacar a participação da sociedade civil organizada nesse processo. “É muito importante porque a gestão pública sozinha não consegue fazer tudo. Esse apoio de todos é fundamental para podermos fazer muito mais em prol de nossas crianças e adolescentes”, declarou. De nossa parte, disse Éden, continuaremos sempre em busca de recursos extra orçamentários para investir no município.

O prefeito ainda agradeceu de forma especial a ajuda do auditor da Receita Federal, Gilberto Mendes, que desde o início tem sido um grande parceiro do município, ajudando, orientando e indicando caminhos para a concretização dessa ação, bem como da empresa Energisa, que também fez uma importante doação ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Também presente no evento, Gilberto Mendes, por sua vez, parabenizou o município de Sumé por ter um prefeito que sabe valorizar essa questão, que soube buscar os caminhos no momento certo. “Esse pontapé inicial do executivo local é fantástico. Poder direcionar esforços para mudar a realidade presente e o futuro das crianças e adolescentes, sobretudo ver o brilho nos olhos delas ao receber esses instrumentos e saber que daqui uns dias elas estarão aí com a sua Banda Fanfarra, animando a cidade e as festividades locais, participando ativamente da sociedade, é muito gratificante. O que me deixa mais feliz ainda é saber que muito é feito com o pouco de cada um, isso não tem preço. Por essa razão quando chegar a sua declaração do imposto de renda, você que declara no modelo completo, procure o seu contador para saber como é que faz para destinar para o fundo da criança e do adolescente da sua cidade ou mesmo de outra que você preferir”, destacou.

Gilberto disse ainda que a Receita Federal, através da Coordenadoria de Cidadania Fiscal da 4ª região, estará sempre disposta a contribuir com todo e qualquer município.

O supervisor de relacionamento comercial do poder público da Energisa, Rômulo Pereira, também presente na solenidade, exaltou a iniciativa e o cuidado que Sumé tem com as crianças e adolescentes do município. Ele destacou ainda que a Energisa dispõe de recurso voltado para essa causa, mas é preciso que o município esteja apto para recebê-lo e Sumé está, tanto é, que já efetuou mais uma doação de R$ 16 mil.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

27/12/2021