Search
sexta-feira 26 abril 2024
  • :
  • :

Sumé adere a Campanha 10 minutos contra o Aedes

A Secretaria de Saúde de Sumé aderiu a Campanha “10 minutos contra o Aedes” lançada pela Fiocruz e que envolve todos os estados do país.

O projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, capaz de interromper o pico de epidemia de dengue no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, isso, com limpeza dos principais criadouros do A. aegypti.

Segundo Humberto Carneiro da Vigilância em Saúde de Sumé, cada família pode reservar 10 minutos da sua semana para verificar e fazer a limpeza dos possíveis criadouros do mosquito, seja em cascas de ovos no quintal, pneus, vasilhas, vasos com plantas e pequenos depósitos de água. Em se tratando de grandes depósitos, os agentes de combates a endemias devem ser informados para tratar e não estragar a água.

A Paraíba teve um aumento de mais de 300% dos casos de Zika vírus neste anos de 2021 e, de acordo com Humberto, isso se dá pelo fato das pessoas estarem preocupada apenas com a doença e não em combater o causador da doença.

O mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. Atuando uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias.

Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.

Dúvidas e Informações:

83 – 9 9413 0950 (Coordenação de Imunização)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

17/12/2021