quarta-feira 24 abril 2024

Saúde de Sumé promove campanha Janeiro Branco

Desde os dias 18 e 19 de janeiro, a prefeitura de Sumé, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, promove a Campanha do Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

As ações iniciaram no dia 18 com uma roda de conversa sobre o tema, o mundo pede saúde mental, e na quinta-feira, 19, houve uma atividade de prática corporal, saúde física em prol da saúde mental.

Confira programação completa que segue até o dia 26.

20/01 – Oficina Terapêutica Livre – Expressão de hobbies terapêuticos (pintura, desenho, jogos

e outros)

21/01- Promoção de contato com a natureza: Visita com os/as usuários ao Açude de Sumé

25/01-Cine CAPS: Exibição do documentário: Janeiro Branco – mês de prevenção e cuidado

com a saúde mental e emocional

26/01- Dinâmicas de grupo: estímulo ao autoconhecimento, autonomia e sentidos de vida

Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da saúde mental no mundo!

“Essa campanha nos alerta e nos faz refletir sobre a importância de fortalecermos esse movimento em prol da saúde mental e do bem-estar das pessoas, para o bem de nosso copo físico e de nosso emocional. Além disso, é um momento muito importante para tentarmos combater o tabu de que eu não sou louco, não sou doido, principalmente com a covid-19, em que de acordo com as pesquisas, os efeitos da pandemia causaram diversos impactos na saúde mental das pessoas”, declarou a coordenadora do CAPS I Sumé, Lorena Marques.

A campanha Janeiro Branco tem esse nome porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, de modo geral, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Assim como uma folha ou em uma tela em branco, as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

83 – 9 9413 1130 (Secretaria de Saúde)

20/01/2022